IFTO obtém aprovação de mestrado inédito no Tocantins e deve abrir seleção ainda em 2024
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) obteve a aprovação do Mestrado Profissional em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA) e pode realizar processo seletivo ainda em 2024. Serão 20 vagas anuais.
Esse é o primeiro mestrado dessa área no estado do Tocantins e o primeiro 100% institucional do IFTO. A aprovação foi realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação, a CAPES.
O novo programa visa capacitar profissionais para desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas que atendam às demandas da sociedade e do mercado de trabalho na área de Engenharia Civil e Ambiental.
A aprovação do mestrado é resultado do esforço conjunto da Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus Palmas, sob a liderança do doutor Giulliano Guimarães Silva, que celebra essa importante conquista.
“A aprovação deste mestrado em Engenharia Civil e Ambiental é uma conquista memorável para o campus Palmas e para o estado do Tocantins, representando o reconhecimento da CAPES pelo trabalho dedicado dos professores e pela excelência de nossos laboratórios. Esse curso será um divisor de águas na formação de profissionais capacitados para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis. Expresso minha profunda gratidão à diretora-geral do campus Palmas, professora Noemi Zukowski, e à professora Paula Karine, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO, cujo apoio foi essencial para essa conquista”, destacou o diretor.
Para a diretora-geral do campus Palmas, Noemi Zukowski, a aprovação do mestrado representa um importante avanço para toda a comunidade. “A aprovação do nosso primeiro mestrado é uma vitória de todos nós. Esse resultado só foi possível graças ao esforço conjunto de nossa equipe e ao compromisso com o fortalecimento da educação e da pesquisa no Tocantins. Esse mestrado é um marco para o IFTO e para a região, e nos orgulha muito ver o empenho de cada pessoa envolvida nesse processo”, afirmou Noemi.
Área de concentração
Tecnologia do Ambiente Construído e Sustentabilidade
O programa visa contribuir para o suprimento de uma evidente carência no âmbito regional, configurada pela necessidade de incrementação da produção tecno-científica e formação de recursos humanos com a qualificação exigida para enfrentar os desafios regionais, solucionando problemas de engenharia relacionados aos ambientes construídos, desenvolvimento de materiais e meio ambiente.
Objetivos e Linhas de Pesquisa
O programa é estruturado para promover competências em pesquisa e produção tecnológica de alto nível, capacitando engenheiros e profissionais de áreas correlatas a contribuir significativamente para a prática profissional e o campo do conhecimento. Os egressos serão qualificados para solucionar problemas do setor produtivo, com ênfase na sustentabilidade e inovação.
Duas linhas de pesquisa compõem o PPGECA
Tecnologias Ambientais: Focada na compreensão e mitigação dos impactos ambientais, essa linha aborda a gestão de componentes do saneamento, como resíduos sólidos, água e esgoto, com ênfase na conservação de recursos naturais e no uso de tecnologias limpas.
Materiais, Processos e Gestão da Construção: Envolve estudos avançados sobre materiais de construção, processos e gestão de obras, com uma abordagem sistêmica para a eficiência energética, sustentabilidade e uso de materiais eco-eficientes.
A divisão dos docentes pelas linhas de pesquisa é a seguinte:
Linha de Pesquisa 1: Tecnologias Ambientais:
Prof. Dra. Alice Rocha de Souza
Prof. Dr. Bruno Machado Carneiro
Prof. Dra. Elaine da Cunha Silva Paz
Prof. Dr. Giulliano Guimarães Silva
Prof. Dr. Marcelo Mendes Pedroza
Prof. Dra. Mary Lucia Gomes Silveira Senna
Prof. Dra. Michelle Cristiane Diel Rambo
Prof. Dra. Rejane Freitas Benevides
Prof. Dr. Vinicius Souza Ribeiro
Linha de Pesquisa 2: Materiais, Processos e Gestão da Construção
Prof. Dr. Adriano dos Guimarães de Carvalho
Prof. Dra. Cláudia da Silva Aguiar Rezende
Prof. Dra. Elen Oliveira Vianna
Prof. Dr. Gilson Marafiga Pedroso
Prof. Dra. Liliane Flávia Guimarães da Silva
Prof. Drº Moacyr Salles Neto
Prof. Drº Antonio Rafael de Souza Alves Bosso
Prof. Dr. Thiago Dias Araújo e Silva
Prof. Dr. Virley Lemos de Souza
Estrutura e seleção
O curso terá duração de dois anos. O primeiro ano é dedicado ao cumprimento dos créditos das disciplinas, e o segundo, à dissertação. A seleção será anual, mediante análise de currículo e projeto de pesquisa, podendo ocorrer semestralmente em caso de disponibilidade de orientadores e aprovação pelo colegiado.
O primeiro processo seletivo para o mestrado está previsto para ser lançado ainda em 2024.
Fonte: AF Noticias