AraguaínaDestaqueEstadoPalmas

IFTO prepara vestibular 2025/1 com vagas em 11 cidades e vai abrir inscrições em setembro

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) divulgou que deve publicar o edital do vestibular 2025/1 no dia 10 de setembro e iniciar as inscrições no dia 16 do mesmo mês.

De acordo com a coordenação de acesso do IFTO, serão ofertadas vagas para cursos técnicos de nível médio e cursos superiores gratuitos, em todas as unidades do IFTO: Araguaína, Araguatins, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso e Porto Nacional.

Entenda os tipos de cursos ofertados

O IFTO oferta cursos nos níveis médio e superior e estão divididos em diferentes modalidades. No caso dos cursos do ensino médio, há três opções: integrado, subsequente e concomitante.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio, também denominados pela sigla EMI, de ensino médio integrado, são aqueles em que os estudantes devem ingressar no primeiro ano para cursar os três anos do ensino médio. Além de terem as disciplinas comuns do ensino médio, também estão incluídas disciplinas do curso técnico.

Os cursos técnicos concomitantes e subsequentes ofertam apenas as disciplinas do curso técnico e o que os diferencia é que os concomitantes são direcionados para estudantes que cursam o ensino médio em outra instituição e desejam ter uma formação profissionalizante em paralelo.

Já os cursos técnicos subsequentes são destinados às pessoas que já concluíram o ensino médio e que desejam aprimorar seus conhecimentos por meio da formação profissionalizante, que está mais direcionada para o mundo do trabalho.

Já os cursos superiores estão divididos em bacharelado, licenciatura e tecnológico (ou tecnólogo). Esses cursos variam de acordo com o tipo de formação, além de possuírem duração diferentes.

Os cursos de licenciatura são voltados para a formação de professores, em que estes atuarão na formação de estudantes dos ensino fundamental e médio. Os cursos de bacharelado e tecnologia têm como objetivo formar profissionais que atuarão diretamente na área escolhida, sendo que os tecnólogos são mais específicos e, por isso, costumam ter menor duração se comparados com os bacharelados.

Fonte: AF Noticias