Inacreditável, essa garota tem apenas 15 anos de idade
Zara, sua mãe e sua irmã Tracey Jolene sofrem de lipodistrofia, uma doença em a pessoa envelhece prematuramente.
Seus dentes estão caindo e ela toma injeções de colágeno para diminuir suas rugas – mas Zara Hartshorn não é uma mulher de meia-idade tentando recapturar sua juventude. Na verdade, ela tem apenas 15 anos e tem uma doença rara e “incurável” que faz com que 10 anos para ela passe muito mais rápido que a década de uma colega de escola,por exemplo.
A doença genética afeta menos de 30 pessoas na Grã-Bretanha -, mas dolorosamente a sua mãe e sua irmã Tracey Jolene, 23 anos, tem a mesma doença.
No entanto, apesar de anos recebendo muito apoio em casa, Zara tem enfrentado recentemente Bullyng de alguns “valentões” que começaram a chama-lá de “vovó” e as vezes ele tem sofrido ate ameaças de agressão física.
Ela foi humilhantemente expulsa do ônibus escolar, pois não foi capaz de provar que poderia estar portando uma bilhete de criança. Ela conta também que quando mudou de escola, seus colegas a confundiram com a professora.
Agora Zara optou por falar em uma tentativa de desafiar os agressores e sensibilizar a todos para sua condição de vida.
Ela disse: “Isso me deixa realmente irritada algumas vezes – mas eu faço tudo normalmente,eu tenho 15 anos e tento fazer tudo e busco não deixar isso me derrubar.”
Zara, Jolene e Tracey, tem a lipodistrofia, que decai os ossos e destrói o tecido gordo sob a superfície da pele, causando o envelhecimento prematuro. Assim, enquanto muitas meninas usam maquiagem para parecer mais velha para entrar em bares ou filmes para maiores de 18 anos, Zara tem o problema oposto. Ela disse: “É impossível obter um bilhete de criança no cinema e quando eu vou usar meus uniformes escolares as pessoas pensam que eu estou usando um vestido extravagante.
“Crescer com lipodistrofia tem sido muito difícil”. “As crianças começaram a ser cruel comigo quando eu estava na escola primária, me chamando de “vovó”.
“Ela só foi ter amigos que aceitaram ela como ela realmente é na escola secundaria.”
Mas fora da escola, muitas pessoas se recusam a acreditar que ela é tão jovem. Zara continuou disse: “Meus dentes parecem ser muito fracos e mesmo escovando regularmente já perdi quatro. “Dois dentes que perdi estão na frente, o que me deixa coma auto-estima baixa, por isso não gosto de sorrir com a boca aberta.
” Em 2010, Zara foi para o Japão para ter injeções de colágeno no rosto de um especialista mundial em lipodistrofia. Inicialmente, as injeções alisaram suas rugas, mas o implante depois quebrou. Zara disse: “Eu estava realmente animada sobre ter colágeno porque eu pensei que poderia mudar minha aparência, então quando deu errado eu fiquei destruida.
“No futuro, eu gostaria de um rosto liso, para ver se eu consigo me livrar da pele sob o queixo e das rugas ao redor dos meus olhos.” Mas, apesar dos estragos da sua condição, Zara tem sonhos de ser um terapeuta de beleza quando ela deixar a escola.
Ela disse: “Uma coisa boa sobre a condição é: Jolene, mamãe e eu nunca tivemos um ponto ou mancha na pele. “Eu costumava usar muita maquiagem, mas agora tenho uma aceitação maior de mim mesma – algumas pessoas são piores na aparência do que eu.” Há outros prós também. Zara brincou: “Eu posso comprar cigarros servidas e álcool – se eu quiser.”
E ela insiste que não tem qualquer dificuldade em atrair namorados.
Ela disse: “Eu tive alguns e todos eles me disseram que não importavam com minha aparência, eles gostavam de mim pela minha personalidade.
Mas vira e mexe as pessoas a chateiam. “Recentemente alguém me disse que eu parecia que eu tinha 30 anos e fiquei muito zangada. “Outra vez um cara me perguntou se Jolene(irma dela) era a minha mãe. “Eu disse: ‘Ela é minha irmã, seu idiota – mas Jolene ficou realmente muito chateada.”
A mãe delas admitiu que foi uma tortura e se sentiu culpada depois de perceber que ela tinha passado a condição para suas próprias filhas. Ela disse:
“Eu me preocupo no que o futuro reserva para as minhas filhas.”
“Os únicos homens interessados em mim eram muito mais velhos.”
“Então eu comecei a beber para apagar a dor e tive um relacionamento abusivo após o outro, porque eu não poderia ficar com tudo para mim.”
Ela acrescentou: “Todos os dias eu me olho no espelho e vejo o rosto de uma mulher com o dobro da minha idade.
Tracey também é mãe de Gareth 24, Michael, 21, Tommy, 19, Rosie, 20 e Chloe, 16, que não têm a doença. Seu marido Lawrence, 62 anos,vivi deitado na cama por um acidente vascular cerebral e câncer de pulmão e Tracey é agora seu cuidador em tempo integral.
Enquanto isso, especialistas insistem que há maneiras de suavizar o “amassado” da pele, mesmo que eles não podem curar a doença.
Com sede em Londres a dermatologista Stefanie Williams disse: “Um cirurgião plástico pode transferir a gordura de uma área do corpo para a área prejudicada. Outros tratamentos envolvem encher o dente com enchimentos injetáveis ou implantes. ”