Indústria de celulose investirá R$ 4 bilhões no Tocantins
Até 2018, o Tocantins receberá investimentos da ordem de R$ 4 bilhões na instalação de uma das maiores indústrias de celulose existentes no país. Trata-se da construção de uma unidade da Braxcel, Companhia Brasileira de Celulose, no município de Peixe, a 300 quilômetros da Capital, região Sul do Estado.
Segundo representantes da GMR, empresa que administra a Braxcel, a unidade industrial deve ser implantada no Tocantins trazendo a perspectiva de geração de mais de quatro mil postos de trabalho durante a implantação e cerca de 600 empregos diretos quando estiver em operação, no último trimestre de 2018. Esta será a primeira unidade industrial da Braxcel e a colocará entre as 10 maiores produtoras mundiais de celulose de fibra curta.
Licença de instalação
No último dia 15 de março o presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu, recebeu em audiência diretores e técnicos da Braxcel. Durante a reunião, os empreendedores protocolaram requerimento, acompanhado dos respectivos estudos ambientais EIA/RIMA, para início das obras. O encontro aconteceu na sede do órgão, em Palmas.
Em 5 de Julho de 2011 a GMR Florestal teve expedida, pelo Naturatins, a licença de instalação para a atividade de silvicultura nos municípios de Arraias, Conceição do Tocantins, Natividade, São Valério, Paranã e Peixe. Com esta licença, a GMR pode preparar áreas maiores de 1.000 hectares (AEF), implantar florestas sem restrição de tamanho de área, respeitando os compromissos assumidos no EIA-RIMA e no Plano Básico Ambiental.
O presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, considera o empreendimento de significativa importância para o desenvolvimento econômico do Tocantins e destaca que a instalação se dará observando criteriosamente os aspectos ambientais, sobretudo os impactos relacionados aos meios físico, biótico e socioeconômico.
Além da geração de empregos, o empreendimento prevê também consumo sustentável de madeira proveniente de aproximadamente 180 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto.
Produção e escoamento
O local onde será construída a fábrica da Braxcel, em Peixe, está a cerca de 45 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, que atravessa os estados de Goiás, Tocantins e Maranhão. A idéia é que seja construído um ramal ferroviário entre a fábrica e a ferrovia.
A previsão é que seja realizado um escoamento de 1,5 milhão de toneladas do insumo. A empresa, contudo, pediu licença para uma fábrica de 3 milhões de toneladas anuais, volume que deve ser alcançado por volta de 2023.
O diretor executivo da Braxcel, Mauro Cerchiari, ex-vice-presidente da International Paper e ex-presidente da Brasil Eco Diesel, detalhou a escolha estratégica da região, ressaltando que a segurança de logística para escoamento da futura produção é imprescindível. “Além de muitas e excelentes estradas pavimentadas em toda a região, hoje já contamos com a [Ferrovia] Norte-Sul, que liga a Braxcel diretamente ao porto de Itaqui, no Maranhão”, afirmou.
Sobre a Braxcel
A Braxcel Celulose S.A é uma empresa do grupo GMR, cuja sigla representa o nome de seus fundadores (Guilherme, Marcelo e Roberto Sahade), que atua em diversos setores como construção civil e geração de energia na área florestal e celulose. Instalada em Palmas, a empresa atua nos estados de São Paulo e Tocantins.
Por meio da GMR Empreendimentos, o grupo incorpora e constrói empreendimentos imobiliários de médio e alto padrão nas principais cidades do Estado de São Paulo, como a capital São Paulo, a região do ABC, Santos, Guarujá, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Taubaté, entre outras.
Além disso, a GMR Energia é uma das principais produtoras brasileiras de energia elétrica renovável, tendo sido uma das pioneiras na implantação e operação de diversas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e parques eólicos em todo o Brasil. Hoje suas operações se expandem por novas unidades geradoras no Chile, Peru e Panamá.
(Angélica Mendonça-SECOM)