Inovação: “O país passa por uma crise de envelhecimento”, diz Forner em Araguaína
O Mundo da Inovação tem sido levado pelo Sistema FIETO e Sebrae para todas as regiões do Tocantins por meio da Caravana da Inovação que esteve em Araguaína nos dias 29 e 30/11 e percorrerá um total de dez municípios até 08/12. Em duas oportunidades, na noite de terça-feira na Faculdade Católica e na manhã desta quarta-feira na sede local do Sistema FIETO (auditório do CETEC), empresários e empreendedores da região participaram da palestra do consultor Cláudio Forner com uma abordagem prática sobre as formas de inovar e a necessidade premente de modernizar os modelos de negócios.
Forner, que é administrador, especialista em empreendedorismo e teve importantes participações em temporadas do reality O Aprendiz como conselheiro, falou sobre a importância de uma análise correta sobre a crise do País, considerada por muitas de caráter econômico e financeiro. “Antes de rotular com uma crise econômica eu preciso entender que crise é essa. Caso contrário só iremos esperar a retomada da economia e ainda que ela aconteça esses negócios que estão em dificuldade vão continuar em dificuldade”, segundo o palestrante.
Ele explica que houve uma reformulação do varejo brasileiro e dos modelos de negócios que não foi acompanhada por todos e conclui: “A verdadeira crise que o Brasil está passando é uma crise de envelhecimento. Os modelos de negócios envelheceram, as fachadas, os produtos e os serviços também envelhecem”, disse Forner.
A afirmativa foi ilustrada com exemplos de empresas conhecidas como a Gilette que surgiu em um mercado em que a marca concorrente, Jaguar, era líder com um produto considerado o melhor do segmento. No entanto, o uso do produto não era prático e demandava um tempo que os consumidores não tinham mais para se barbearem por se tratar de uma lâmina tradicional com alto poder de corte.
A Gilette tornou-se líder ao propor um produto com qualidade de corte inferior, mas que apresentava uma solução mais rápida e prática, conforme a necessidade dos consumidores. Como diferencial para ter se mantido líder, Forner cita como ponto forte da marca a diversificação da linha de produtos e inovação como quando foi criada a linha destinada a mulheres.
Cada cidade que recebe a Caravana convida um representante do empresariado local para o painel de perguntas e respostas após a palestra. Em Araguaína, a atividade contou com as contribuições do empresário da Durax, Jefferson Silva, juntamente com o palestrante Cláudio Forner mediados pela jornalista Regina Azevedo.
A diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, abriu o evento destacando o esforço do Sistema FIETO por meio da parceria com o Sebrae, representado pela gerente da instituição em Araguaína, Ilma Lopes, para trazer o melhor nome e conteúdo sobre inovação para o estado. O conselheiro do Sistema FIETO, José Vasque, também participou da palestra e reforçou a simplicidade de inovar em pequenas ações e mudanças do processo produtivo.
Agenda Caravana
• Guaraí: 30/11/2016
• Miracema: 01/12/2016
• Palmas: 02/12/2016 e 08/12/2016
Serviço: Assessoria de Imprensa Sistema FIETO (63) 3229-5775/ Assessoria de Imprensa Sebrae (63) 3219-3302