Estado

Inscrições abertas para curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Seduc

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o segundo semestre 2012 do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a linguagem natural das comunidades surdas, até nesta quinta-feira, 30.

Podem participar educadores e o público em geral e as inscrições podem ser realizadas no Anexo II da Secretaria Estadual da Educação (103 Norte, Avenida JK, número 145) portando cópias da cédula de identidade (RG), do CPF e de um comprovante de residência.

As aulas serão ministradas a partir do dia 3 de outubro, se estendendo até o dia 20 de dezembro, totalizando uma carga-horária de 120 horas de atividades, que serão oferecidas em horários vespertinos e noturnos, e em quatro diferentes turmas: iniciantes; intermediário; avançado; e alunos surdos.

Segundo o Portal Libras.org, ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

Às Línguas de Sinais possuem o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.

Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.

A jornalista Isabel Cristina Lima Gonçalves está fazendo o curso de Libras oferecido pela Seduc, além de estudar também Braille, sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas com deficiência visual, sem ser educadora e acha muito importante as pessoas não encararem as diferenças como limitações.

“O ponta pé inicial da minha vontade de fazer o curso foi a minha curiosidade, já que eu tenho alguns amigos deficiente audiovisuais. Mas, eu também procurei estudar estas línguas para ampliar a minha rede de contatos e de amigos. Falta um modulo para terminar Libras e quatro para concluir o de braile”, explica.

O Portal Libras.org ainda esclarece que ao contrário do que o imaginário popular afirma, os usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-6103.

(Cleber Toledo)