Insetos que servem de alimento ao redor do mundo
Você já ouviu falar em “Entomofagia”? É o nome técnico dado à prática de se alimentar de insetos. No Brasil essa prática não é comum, porém, em alguns lugares do mundo sim. Na China, por exemplo, o escorpião é uma iguaria. Os insetos são colocados em palitos e ficam parecendo espetos de camarão.
Recentemente a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um estudo salientando sobre a importância dos insetos na luta contra a fome no mundo. O relatória defende que os insetos são nutritivos (proteína) e de fácil reprodução, podendo servir até mesmo de alimentação para outros animais como peixes, por exemplo.
A ideia ainda encontra bastante resistência, principalmente por parte dos países ocidentais. O que para nós parece um absurdo, para outros é normal. Segundo a ONU cerca de 2 bilhões de pessoas no planeta já ingerem insetos em suas dietas. Além disso, nós humanos já nos alimentamos frequentemente de cadáveres (peixes, bois, coelhos, frangos, cordeiros, avestruzes, etc.). Se imaginarmos que o escargot é uma lesma e que o camarão é conhecido como o “urubú” do mar….fica mais fácil de aceitar.
Escorpião no espeto
E que tal uma porção de formigas?
Na Colômbia a Entomofagia já é aceita há muito tempo. Lá existe a formiga cortadeira. Ela é tostada e servida na forma de porções. Parece que o sabor lembra pipoca ou amendoim. Por que não uma cervejinha para acompanhar?
Mas não se preocupe, a gastronomia colombiana é farta e diversa, você não precisará comer formigas! Pratos famosos internacionais da Colômbia são Bandeja Paisa e o famoso Ajiaco santafereño. Após a refeição, que tal um cafezinho? Aproveite, pois é o segundo melhor do mundo!
O hábito de comer formigas não é exclusivo da Colômbia. Até mesmo no interior do Brasil alguns vilarejos tostam o traseiro da formiga saúva. Na Austrália existe a chamada formiga mel, cuja barriga é mais cheinha e transparente (da cor de mel) lotadas de um líquido açucarado (que lembra o mel) e a muito tempo os aborígenes da região a apreciam.
Na Austrália a Formiga Mel (ou Pote de Mel) já é a séculos apreciada pelos aborígenes
México: Grilos com guacamole
No México existe uma espécie de grilo chamada “Chapulines”. O inseto é apreciado na chapa ou assado. Pode ser acompanhado de guacamole e ainda como recheio de tortillas.
Cambodja: Aranhas Grelhadas
Abaixo foto de duas vendedoras no Cambodja tentando convencer turistas a levar uma aranha grelhada para casa. E você procurando bons vendedores para contratar!!??
Tailândia: Larvas
Eu sei que você não gosta da sua sogra…mas olhe bem para a foto abaixo e agradeça todos os dias a sogra que você tem……pois a de baixo, poderia ser a sua!
Vermes
Independente da comida, a apresentação do prato é tudo faz até querer comer, não é verdade?????NÃO!