Estado

Inspeção do TCU encontra madeira podre em trilhos da ferrovia Norte-Sul

Divulgação
Divulgação

Uma inspeção local feita recentemente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), encontrou, ao longo dos trilhos já instalados da Ferrovia Norte Sul entre as cidades de Babaçulândia (TO) e Anapólis (GO), algumas irregularidades.

Desta vez, os auditores do órgão de fiscalização encontraram peças de madeira de alta resistência completamente podres. Essas peças são utilizadas no assentamento de aparelhos que apoiam a mudança de vias da ferrovia. Pela especificação da Valec, deveriam estar livres de defeitos que pudessem afetar sua resistência ou durabilidade, como apodrecimento, rachaduras, furos, nós e danos causados por quedas ou uso inadequado.

Segundo o TCU, uma das principais causas da deterioração é o excesso de água. A Valec, segundo o Tribunal, não cobrou de empresas a execução de obras que estavam previstas. O mesmo foi verificado quanto à instalação de taludes de cortes para suportar a malha.

Além das peças de madeira, os auditores encontraram ainda irregularidades nos trilhos mau instalados e qualidade péssima da solda que foi utilizada nos trilhos.

O Tribunal de Contas deu 60 dias para a Valec resolver todos esses problemas.

(Portal O Norte)