Estado

Instituto Carlos Chagas promove curso para profissionais de saúde

Divulgação

Neste domingo, 30 de setembro, o INCAR – Instituto Carlos Chagas, que atua na área educacional oferecendo cursos de pós-graduação, lato sensu e cursos de atualização nas mais diversas áreas de atuação, promoveu aula prática para encerramento do “Curso de qualificação em implantação, manutenção e retirada de cateter central de inserção periférica (PICC) – adulto, pediátrico e neonatal”, entre teoria e prática o curso teve duração de 25 horas e foi ministrado por Júlia Carneiro Godoy de Sousa (COREN/GO 114260) grande parceira do INCAR. Os participantes mostraram-se felizes com o dinamismo do curso e os resultados obtidos.

A instrutora, dona de um currículo extraordinário, atua como:
• Enfermeira assistencial nas UTIs Pediátrica e Neonatal do Hospital Materno Infantil de Goiânia;
• Enfermeira assistencial na UTI Neonatal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás;
• Professora assistente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista – UNIP;
• Especialista em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição CEEN/PUC-GO;
• Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás;
• Qualificada no uso do PICC em 2006 pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Ceará.

Em entrevista ao PORTAL O NORTE, Júlia Godoy falou-nos sobre suas impressões do curso ministrado por ela e dos participantes dele.

PORTAL O NORTE: Qual a importância do curso de qualificação em PICC?

JÚLIA GODOY: Por ser um acesso venoso central era um procedimento privativo do médico, o PICC agora pode também ser privativo do enfermeiro que ganhou autonomia e respaldo do Conselho Médico para tal prática, apartir daí surge à necessidade e destaca-se a grande importância de se fazer um curso de qualificação em  PICC como este promovido pelo INCAR, os enfermeiros qualificados neste curso estarão habilitados para utilização do cateter PICC em recém-nascidos, crianças, adultos e idosos, considerando as particularidades de cada faixa etária. E poderão trabalhar tranquilamente nas UTIs de referência da cidade de Araguaína.

PORTAL O NORTE: Como você definiria PICC?

JÚLIA GODOY: É o cateter usado na veia para que chegue até o coração e se possa administrar medicamentos de forma segura por tempo prolongado sem que atrapalhe as funções do paciente ou cause nele traumas, devido a grande manipulação necessária para realizar os procedimentos tanto no bebê quanto em  todas as idades.

PORTAL O NORTE: Qual sua impressão sobre o trabalho realizado pela INCAR em Araguaína?

JÚLIA GODOY: Estou grata por estar junto ao INCAR realizando este curso de capacitação em PICC e pude perceber a preocupação do instituto em primar pela qualidade e pelo currículo de seus facilitadores, nos passando muita credibilidade. Nessa turma em especial, tive alunos experientes que já trabalham com o cateter e que procuram respaldo para levar confiabilidade aos pacientes, todos foram muito receptivos e estavam abertos a aprendizagem, além disso, me receberam muito bem.

Em novembro o INCAR promoverá novamente o “Curso de qualificação em implantação, manutenção e retirada de cateter central de inserção periférica (PICC) – adulto, pediátrico e neonatal”, e haverá sorteio de meia bolsa através do PORTAL O NORTE, fiquem atentos e participem da promoção.

(Portal O Norte)