DestaqueEstado

Investigado por ser um dos líderes do tráfico de drogas no Tocantins ostentava vida de luxo

Um homem de 34 anos, apontado pela polícia como um dos principais articuladores do tráfico de drogas no Tocantins, foi preso no último sábado (16/11), na cidade de Ananindeua (PA). Havia quatro mandados de prisão preventiva em desfavor do suspeito. O homem foi identificado pelas iniciais R.T.S.P.

A operação foi realizada pela 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Palmas), 6ª Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Paraíso do Tocantins), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Tocantins e Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), com apoio das Polícias Civis do Pará e Maranhão.

Segundo a polícia, o criminoso levava uma vida de ostentação nos estados do Tocantins, Pará e Maranhão, onde utilizava documentos falsificados para se esconder.

“É mais um duro golpe no crime organizado. Ele é apontado como um dos principais líderes do tráfico de drogas no Estado, utilizando artifícios ilícitos para expandir sua atuação e manter uma vida de luxo. Essa ação reafirma o compromisso da Polícia Civil em desarticular organizações criminosas e garantir mais segurança à população”, explica o delegado titular da DRACCO, Afonso Lyra.

Investigações

R.T.S.P. estava sendo investigado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, roubo a bancos e outros crimes, com quatro mandados de prisão pendentes de cumprimento.

Responsável pela investigação, o delegado Antonio Onofre Oliveira da Silva Filho frisou que a prisão reforça a eficiência do trabalho investigativo aliado à inteligência no combate ao crime organizado. “Essa operação demonstra o comprometimento da Polícia Civil em atuar de forma coordenada para desarticular organizações criminosas de grande alcance. O investigado não apenas liderava o tráfico de drogas, mas também utilizava meios ilícitos para lavar dinheiro e manter uma vida de ostentação, desafiando as autoridades. Essa prisão é resultado de uma ação importante para a segurança pública no Tocantins e na região”, destaca.

As investigações revelaram ainda que ele utilizava documentos falsos em nome de I.A.D.S., como RG, CPF e CNH, e se apresentava como corretor de veículos.

Operação

Durante a operação foram apreendidos mais de 7 quilos de substâncias análogas à cocaína, três veículos importados – incluindo uma camionete de luxo; um revólver calibre 38, munições de 9 mm, aparelhos de telefone celular e outros itens de valor.

Além de R.T.S.P., outros dois homens também foram presos por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

Durante a operação ainda foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Ananindeua e São José do Ribamar (MA).

Procedimento

Após a prisão, o homem foi encaminhado à sede da DENARC em Belém (PA), estando à disposição do Poder Judiciário do Pará e do Tocantins, que decidirá sobre seu recambiamento ao Estado.

Fonte: AF Noticias