Itacajá e Pedro Afonso são incluídas na lista de cidades que receberão tropas federais para eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu incluir as cidades de Itacajá e Pedro Afonso na lista de municípios que vão receber reforços das tropas federais nas eleições do dia 15 de novembro. O envio das forças adicionais de segurança já tinha sido autorizado para os municípios de Tocantinía e Goiatins.
Em todos os casos, as cidades que vão receber as tropas possuem aldeias indígenas. Em Pedro Afonso o reforço é para a Aldeia Indígena Lajeado e em Itacajá para a Aldeia Krahô.
A decisão de incluir os dois municípios na lista é do plenário do TSE. Em todo o país, serão 591 localidades em 11 estados que terão a segurança reforçada. Todos os requerimentos já tinham sido aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral e pelos governos estaduais.
Ainda não há informação de quantos homens serão enviados ao estado. Em 2018, durante as eleições para governo e deputados, as Forças Armadas também foram empregadas. Naquela ocasião, cerca de 420 militares atuaram em Palmas e em cidades do interior do estado. O planejamento da operação é de responsabilidade do Ministério da Defesa.
Fonte: G1 Tocantins