Já foram emitidas licenças para construção do Cristo Redentor em Palmas; estátua terá 30 metros
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou nesta quinta-feira (9) que já foram emitidas as licenças Prévia, Instalação e Operação, e a Autorização de Exploração Florestal, para a construção do monumento do Cristo Redentor, em Palmas. O requerimento foi protocolizado pela Associação Palmas para Jesus Cristo ainda em setembro de 2013.
O Governo estadual escolheu o Morro do Chapéu, no Loteamento Taquaruçu, para receber a estátua do Cristo Redentor no mesmo tamanho da original (30 metros), cartão postal do Rio de Janeiro.
O anúncio da construção da estátua foi feito no último dia de 2013. A estátua está sendo construída no Ceará e será trazida ao Tocantins em pedaços.
Já os recursos, segundo o Governo do Estado, são provenientes da iniciativa privada, no entanto, no informou o montante a ser investido e nem qual a parcela de contribuição do poder público estadual. A previsão de inauguração é até o aniversário da capital, em 20 de maio. Um dos objetivos, segundo o Governo, é estimular o turismo.
De acordo com o governador Siqueira Campos, a construção da estátua faz parte do projeto Palmas para Cristo. Outro projeto inusitado apresentado por Siqueira, mas ainda no papel, é o trem elevado. A intenção é que o novo meio de transporte corte a capital de ponta a ponta.
O assunto tem provocado discussões nas redes sociais, nas ruas, e maioria classifica como desnecessário tal investimento. Já para os historiadores, a estátua deveria retratar a cultura do nosso povo, a exemplo do Divino.
(AF Notícias)