AraguaínaDestaque

Jovem araguainense se destaca como goleiro e é selecionado pelo Náutico, time de Recife

Aos 13 anos, Arthur Conceição Barros se destaca como goleiro profissional, selecionado para atuar no Náutico Capibaribe, time de Recife, Pernambuco. Sua trajetória é um exemplo de como o esporte e os projetos sociais idealizados pela Prefeitura de Araguaína têm desempenhado um papel relevante na revelação de atletas na cidade.

O projeto Vencedores, que incentiva o desenvolvimento de jovens atletas, foi fundamental para que Arthur fosse indicado e aprovado em uma seleção do Vila Nova, e posteriormente, no Náutico. Sua ascensão a grandes clubes contou com o apoio financeiro da prefeitura, que viabilizou sua participação e continuidade no futebol profissional.

“Participar do Náutico Capibaribe é uma experiência incrível, sempre quis jogar neste grande clube e me sinto bem aqui. Já participei de diversos campeonatos e estou feliz, mas meu sonho é ser goleiro na Europa e proporcionar uma boa condição de vida para minha família”, afirma o jovem atleta.

Formação e apoio familiar

Desde cedo, Arthur mostrou interesse e habilidades naturais para o futebol. Aos seis anos, iniciou os treinos no Araguaína Futebol e Regatas, acompanhado por seu pai, que trabalhava no clube e o incentivava a seguir carreira. Seu avô o presenteou com seu primeiro par de luvas, reforçando o caminho de Arthur como goleiro.

Aos nove anos, Arthur já se destacava e foi convidado a integrar a seleção do Palmas, núcleo do clube Novo Horizontino, onde participou de uma competição, jogando contra atletas mais velhos.

Oportunidades por meio do projeto Vencedores

A entrada de Arthur no projeto Vencedores, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, foi decisiva para sua evolução no esporte. Por meio desse projeto, ele participou de diversas competições regionais, representando Araguaína em estados como Tocantins, Pará e Maranhão. Com apenas 12 anos, Arthur já jogava contra equipes das categorias sub-20, sub-17 e sub-15.

“Quero deixar uma mensagem para os jovens de Araguaína: que nunca falte dedicação. Foquem no que é importante e não deixem que as críticas sejam maiores que o talento. Vencer sempre”, aconselha Arthur.

Projeto Vencedores

Atualmente, o projeto Vencedores atende cerca de 700 crianças e adolescentes em núcleos esportivos espalhados pelos bairros de Araguaína, como Setor Barros, Costa Esmeralda, Araguaína Sul, Jardim das Palmeiras, Bairro de Fátima, Distrito de Novo Horizonte e Bairro São João.

O projeto também conta com uma parceria com a Sociedade Desportiva Sparta, atendendo 250 alunos no Complexo Xixebal, e com outra parceria que beneficia 110 crianças e adolescentes na Praça CEU.

Para Marquinhos Muquém, superintendente de esporte, é importante para o município ser representado por atletas de alto nível.

“É muito importante ver um adolescente buscando o esporte como meio de vida. Ver o Arthur chegar ao nível de uma equipe renomada é gratificante. Nossa satisfação é grande, pois oferecemos condições para que jovens de comunidades mais afastadas possam desenvolver seu potencial”, afirma Muquém.

Como funciona?

As inscrições para o projeto Vencedores são gratuitas e podem ser feitas diretamente nos núcleos de treinamento, com o instrutor ou professor responsável.

Os alunos inscritos recebem o kit esportivo adequado para a realização dos treinos, sem qualquer custo.

Arthur Conceição Barros se destaca como goleiro profissional

Arthur Conceição foi selecionado para atuar no Náutico Capibaribe, time de Recife

Projeto Vencedores foi decisivo para sua evolução no esporte

Atleta contou com o apoio dos pais

Arthur Conceição foi selecionado para atuar no Náutico Capibaribe, time de Recife

Fonte: AF Noticias