Brasil

Laranja de quase dois quilos e sem semente chama atenção no Tocantins

Divulgação
Divulgação

Uma laranjeira que produz frutos gigantes tem chamado a atenção dos moradores de Miracema do Tocantins e de outras pessoas que têm a oportunidade de conhecer as laranjas, que chegam a pesar dois quilos. O pé foi plantado em 1993 pela mãe do pescador Bento Cardoso da Silva, na rua Zeca Pereira, no bairro Santa Filomena.

“Consegui a semente em Luziânia (GO), plantei em uma lata de 18 litros com terra preta. Deram dois pés, minha mãe tirou da lata e plantou, só um viveu”, conta, lembrando que a laranja, encontrada em 1993, só tinham quatro sementes.

Ele resolveu pegar as sementes porque o pé de laranja lembrou um que existia na fazenda que ele morava quando criança. “Tinha um, mas não era tão grande e, na época, a gente não ligava.”

Bento conta que, quando a laranjeira carrega muito, é preciso retirar os frutos para não quebrarem os galhos. Ele diz que nunca viu outro pé igual, porque é raro ver sementes nas laranjas. Uma irmã conseguiu plantar um em Bonfinópolis (GO), mas ainda não floresceu.

Hoje morando em Palmas como pescador, Bento ressalta que a laranjeira fica aos cuidados do irmão. Eles não comercializam os frutos, utilizam fazendo doce e comendo o miolo com açúcar. “Quando as pessoas veem, querem saber onde arrumamos. Isso é gratificante.”

Nota da redação – A engenheira agrônoma do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Milene Mendonça, diz que existem variedades de frutos e que alguns podem ser grandes. “Pode não ser uma anomalia e sim uma espécie.” Ela diz ainda que para garantir que uma outra laranjeira possua todas as características da plantada por Bento, é preciso fazer uma reprodução assexuada [sem cruzamento].”Se só uma sobreviveu pode ser que ela já fez uma seleção natural.”

(G1)