Leilões de gado em três cidades do Tocantins ofertam 10 mil animais
Com aproximadamente 10 mil animais exposição para à venda, serão realizados neste final de semana leilões em várias regiões do Estado do Tocantins. O público estimado para os eventos é de aproximadamente quatro mil pessoas entre pecuaristas, produtores, empreendedores do agronegócio e visitantes.
Nesta sexta-feira, 29, a partir das 19h, acontece o 29º Leilão de Gado Branco, que contará com a exposição de mais de 2 mil animais, no Tatersal Orlando Pompeu.
Já no sábado, dia 30, será realizado o 18º Leilão Paraíso do Nelore, evento que tem 27 anos de tradição no município. O início está previsto para as 12h, no Tattersal José São José, na rodovia BR-153, em Paraíso do Tocantins. Serão apresentados para os compradores touros melhorados, pecuária de resultado, plantel diferenciado, padrão de qualidade genética, com lotes especiais de macho e fêmea para cria e engorda.
E no domingo o município de Divinópolis sediará o 4º Leilão Qualidade Total, às 13 horas, no Tatersal do Divinópolis Leilões. Serão ofertados mais de 4 mil animais para cria, recria e engorda. O recebimento de animais acontecerá no sábado, durante o dia todo.
“São eventos de ponta, que comprovam o potencial do Tocantins na pecuária de corte”, disse Alex Bahia, da Alex Bahia Leilões, um dos organizadores que fez questão de destacar a qualidade do gado ofertado. “Muito importante a qualidade do gado, a genética dos animais principalmente por ser produção própria de pecuaristas do nosso Estado”, finalizou.
PMGZ
Eduardo Gomes destaca que o leilão de Paraíso é tradicional na oferta dos melhores reprodutores, com cerca de 80 raçadores e filhos destacados de campeões nacionais, de avaliação genética pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), da Associação Brasileira de Criadores de Zebú (ABCZ).
O PMGZ é o maior programa de melhoramento genético do mundo. Só no Brasil são 10 milhões de animais avaliados e 15 milhões de registro de pesagem. “A força da pecuária do Tocantins é sempre comprovada nesses eventos. Tenho 30 anos de atividades no Estado e sempre fico feliz com os resultados anteriores. A cada leilão, vejo o crescimento com qualidade do rebanho comercial de nossa pecuária e que reflete diretamente na qualidade da carne que estamos produzindo”, finalizou.
(Norte Agropecuário)