AraguaínaDestaqueEstado

Leitos de UTI são bloqueados no hospital de Araguaína após funcionária ser diagnosticada com coronavírus

Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Araguaína (HRA) foram bloqueados por tempo indeterminado após uma funcionária que atua no local ser diagnosticada com coronavírus. A informação foi divulgada pela diretoria do hospital e confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Além da mulher, os outros profissionais da ala estão em isolamento domiciliar.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (29) para evitar a disseminação da Covid-19 na unidade. No documento a diretoria informou que “não serão reguladas vagas para esse setor até que seja descartada a possibilidade de contágio”.

A Secretaria de Saúde explicou que foi bloqueado o acesso de novos pacientes, mas que a UTI I continua funcionando normalmente com os doentes já internados. Todos estão em processo de testagem do coronavírus.

Na última quarta-feira (29) o ambulatório do mesmo hospital foi fechado após uma profissional da saúde apresentar sintomas da Covid-19. Um exame de tomografia sugeriu a suspeita, mas o teste da servidora resultou negativo para a doença.

O que diz o Estado

Em nota a Secretaria Estadual de Saúde informou que o procedimento, que resultou no bloqueio da UTI I, é padrão por medida de segurança aos pacientes da unidade de saúde. Disse que depois do resultado positivo da servidora, os colaboradores que estiveram no mesmo ambiente que a profissional estão em processo de testagem.

A SES informou ainda que a equipe multiprofissional de toda a rede estadual tem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e que “a probabilidade de transmissão dentro do ambiente hospitalar por parte dos profissionais é consideravelmente reduzida”.

Segundo o Estado, o ambulatório que foi fechado será reaberto na próxima semana para reorganização do fluxo de atendimento e redução de risco aos pacientes e profissionais.

Fonte: G1 Tocantins