DestaqueEstado

Levantamento aponta que, em mais da metade dos lares, a internet é usada em jogos

Público gamer está entre os mais exigentes quando o assunto é qualidade de internet

O que já foi considerado uma brincadeira de criança virou febre também entre os adultos e hoje em dia é até profissão para muita gente que chega a ganhar salários altíssimos para compor times de League Of Legends, Counter-Strike, Free fire, Fifa e outros games. Segundo a consultoria Newzoo, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina, tanto que a receita deste segmento no ano de 2021 ficou em R$ 11 bilhões e a expectativa era de que 2022 fechasse ainda com um aumento de 6%.

Boa parte do crescimento do mundo gamer está diretamente associado à melhoria da internet que chega na casa das pessoas. Um estudo feito pelo Melhor Plano, um site especializado em serviços de Telecom, no fim do ano passado, mostrou que 77,4% das conexões testadas já suportam conteúdos em resolução 4k. Quase 30 mil pessoas (29.394) responderam ao questionário, sendo que 55,4% delas afirmaram que usam a internet residencial para jogar. Uma galera que é muito exigente quando o assunto é a qualidade da conexão.

Dependendo do jogo, alguns milissegundos a mais de ping podem ser decisivos para ganhar ou perder uma partida e se for uma rankeada o estresse do usuário vai lá em cima, é o que conta o estudante de medicina que divide o tempo fora da faculdade entre os livros e o lazer dos games, Lucas Fernandes. “Aqui em casa quando o ping fica acima de 60ms é impossível jogar de igual para igual com o restante do pessoal do LOL”. Segundo o estudante, isso é porque ele não é um profissional deste universo, porque se fosse, nem dava para imaginar um ping assim.

O Gestor de T.I. da Sim Internet, Marco Pollo Mendes de Castro, garante que hoje em dia, os provedores do serviço se preocupam em atender a demanda de usuários como o Lucas. “O ping é o tempo que leva para a informação ser transmitida de um computador para um servidor na Internet e retornar ao dispositivo. Um ping alto faz com que um jogador veja a partida com atraso e assim seja prejudicado nela, coisa muito séria para os gamers, por isso a gente oferece pacotes adequados para que esse público tenha uma boa conexão”, explica o especialista.

Além de pacotes com Mbps (megabites por segundo) suficientes para gamer nenhum “botar defeito”, a empresa diz que investe em um suporte 24 horas, 7 dias por semana. “Um tempo de resposta rápido é uma prioridade para gente. Às vezes, o problema do usuário é só a distância que ele se encontra do modem e um roteador que amplie o sinal ou, caso ele prefira, o uso do cabo de rede já resolve e a pessoa fica super feliz”, conta Marco. Segundo o especialista, o que não dá é para o usuário perder posições no ranking do jogo favorito por conta de uma internet que não atende as necessidades dele.

Fonte: AF Noticias