LGBTs saem às ruas da capital durante Parada da Diversidade
Neste domingo (6) a população LGBT da capital saiu as ruas da cidade para a 11ª Parada da Diversidade Sexual do Tocantins. A marcha saiu do Parque Cesamar e foi até a Avenida Palmas Brasil.
A estimativa de público dos organizadores fica entre 10 e 12 mil participantes, abaixo da expectativa apresentada no sábado (5), que era de 25 mil pessoas. Os realizadores do evento atribuiram o público reduzido a problemas de divulgação e a falta de apoio do poder público. Segundo eles, nenhuma autoridade da esfera estadual colaborou com o evento. Mesmo assim, o público cresceu muito em relação a primeira parada, que foi realizada em 2003 e reuniu apenas 100 pessoas. A Polícia Militar, que fez a segurança da parada neste ano, disse que não fez estudo de medição de público, e que por isso não poderia apresentar um número.
Durante o trajeto, além da tradicional irreverência, os participantes pediram equiparação de direitos, politicas públicas contra a discriminação e lembraram as eleições que devem acontecer em outubro. Houve um beijaço em frente ao antigo prédio da Prefeitura, na altura da Praça do Bosque dos Pioneiros. A multidão era animada por um trio elétrico e só se dispersou quando já se aproximava de meia-noite.