Luana Ribeiro cita “crescente violência” e pede convocação imediata dos aprovados na PC para Curso de Formação
A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou, na terça-feira (12), requerimento da deputada estadual Luana Ribeiro (PR), em que a parlamentar solicita ao governador Marcelo Miranda (PMDB) a convocação imediata dos aprovados no concurso público da Polícia Civil. O resultado final da última fase do certame foi divulgado ainda em dezembro de 2014. Desde então os candidatos aguardam a convocação para o Curso de Formação.
No requerimento, a deputada ressalta que já se passaram quase cinco meses do atual governo e a Lei Orçamentária já foi aprovada, mas ainda não há data definida para que os candidatos sejam convocados para o Curso de Formação. Por outro lado, destaca Luana Ribeiro, aumentaram as queixas da crescente violência no Tocantins.“Um dos motivos para o aumento da criminalidade seria o déficit de efetivo na segurança pública. O andamento do concurso é importante para que seja sanado esse problema”, ressalta.
O edital do concurso foi lançado em fevereiro de 2014. De lá pra cá os candidatos já passaram pelas etapas de provas objetivas, exames médicos, teste de aptidão física e exame psicológico.
O certame disponibilizou 397 vagas, sendo 97 para delegado, 38 para agente, 162 para escrivão, 20 para agente de necrotomia, 10 para papiloscopista, 10 para médico legista e 60 para perito criminal. Foram disponibilizadas ainda 118 vagas para cadastro de reserva, totalizando 515.
A Fundação Aroeira foi a banca organizadora. Na época, o Governo do Estado dispensou licitação no processo de contratação da empresa justificando a urgência da realização do concurso público, devido ao déficit de pessoal na Polícia Civil.
(AF Notícias)