Mãe de menino que viralizou na internet ao ter cabelo raspado depois de quimioterapia arrecada dinheiro para custear despesas
A história do menino Francisco Teixeira Cabral, que aos 6 anos enfrenta com tanta força um câncer, provocou uma onda de solidariedade nas redes sociais. O caso ganhou repercussão após a mãe Camila Abreu mostrar, em um vídeo, o momento em que se emocionou ao raspar o cabelo do menino. Eles moram em Porto Nacional, mas estão em Barretos (SP), onde o garoto faz tratamento contra a leucemia.
O tratamento no Hospital do Amor é gratuito, deve durar dois anos e a mãe, Camila Abreu Teixeira Leitão, de 27 anos, não sabe quando vai voltar ao Tocantins. Enquanto isso, ela e filho precisam ficar hospedados na casa de um amigo. Para ajudar nas despesas de alimentação, transporte e na compra de medicamentos, uma vakinha virtual foi criada.
“É tanta coisa que a gente está passando que nem tenho tempo para pensar direito. São muitas despesas, necessidades comuns do dia-a-dia. Os medicamentos são caros e eu preciso de ajuda. Fico aqui sem previsão de voltar”, disse Camila.
Francisco tem 6 anos e antes do diagnóstico tinha uma vida normal. A mãe conta que ele sente falta de conviver com os avós e de alguns lugares do Tocantins. “Ele sente saudade de ir nas praias e nas cachoeiras de Taquaruçu. Aqui não tem como ir nesses lugares”.
Mãe conta que o filho sente saudade de visitar as cachoeiras de Taquaruçu — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
No Twitter, Camila divide com internautas a rotina no hospital, histórias, fotos e vídeos. Em um desses momentos, ela publicou um vídeo do menino com uma marmita. Ele tinha pedido pés de galinha caipira, prato que costuma ser preparado pela avó.
Camila conta que ele insistiu por vários dias e a nutricionista da unidade providenciou. “Hospital que faz o que o paciente quer é outro nível… Pois foram atrás do pé de galinha, muito pé inclusive. Levaram para ele uma marmita cheia”, disse ela.
Pequeno Francisco recebe marmita com pés de galinha caipira em hospital — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
O tratamento
O tratamento de Chico começou no último dia 7 de maio, depois da transferência dele em uma UTI Aérea. Camila tinha acabado de concluir um tratamento de câncer, quando descobriu que o filho estava com leucemia. Ela relata foi diagnosticada com um tumor benigno agressivo no braço esquerdo, também ficou internada no Hospital de Barretos e em março passou por cirurgia.
No dia 2 de junho, ela fez um vídeo para explicar a situação.
“Em março, eu fiz minha cirurgia, aqui no braço esquerdo era um tumor benigno, agressivo, quase amputei o braço. Coloquei uma prótese e está perfeitinho. Estou curada. Em março, me livrei disso e em abril, o Francisco foi diagnosticado com leucemia. Não teve intervalo para eu respirar. Lógico que a gente fica desesperada, mas me mantive confiante, porque eu sabia que iria dar tudo certo. Francisco está maravilhoso, está respondendo bem ao tratamento, está dando tudo certo e sei que ele vai ficar curado logo. Sei que a gente vai passar por muita coisa ainda”, disse.
Apesar da saudade de casa, em alguns momentos o menino se diverte. Camila conta que ele sempre quis conhecer o hospital em que ela fez tratamento.
Francisco brinca em Hospital de Barretos — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
“Ele está adorando a cidade. No hospital ele fica bravo em alguns momentos achando que todo mundo vai furar ele para tirar sangue. Mas sabe que tudo é para o bem dele. O Francisco é muito forte. Nós ficamos na casa de um amigo e vamos ao hospital com frequência quando precisa, para fazer exames, consulta, acompanhamento com psicólogo, nutricionista. Ele só é internado quando passa mal. Os médicos disseram que daqui para frente a quimioterapia deve ficar mais agressiva”.
Apesar de ficar debilitado em alguns momentos por conta do tratamento e das idas ao hospital, a mãe conta que o menino não deixou de estudar. “Ele estava na aula online, aí saiu da escola que estava em Porto e matriculei ele em uma escola daqui”.
O vídeo
Menino que luta contra a leucemia viraliza nas redes sociais
Na noite desta segunda-feira Camila publicou o vídeo, que já soma mais de 1,4 milhão de visualizações e milhares de comentários. Em poucas horas “Força Chico” virou um dos assuntos mais comentados do Twitter. A mãe agradece o carinho dos internautas. “Chegou o dia que eu sempre temia. Ele não quis ir no barbeiro… Chico é força! Ele está levando tudo tão de boa”, disse a mãe ao fazer a postagem.
Nas imagens, a mãe diz que está sem coragem de raspar o cabelo do filho e pergunta “você vai ficar tranquilo?”. Ele responde: ‘”Sim”.
Chico demonstra medo no início, mas logo responde: “É tranquilo, mãe”. Camila começa a chorar e o garotinho pergunta o motivo. A força da criança impressiona: “O que foi mãe? É gente, a minha mãe é assim mesmo, ela chora por tudo”, diz.
Em lágrimas pelo exemplo de otimismo do filho, Camila elogia: “Tá lindo”. Francisco então percebe a emoção, brinca com a mãe e ganha um beijo. Ao final, Francisco esboça um sorriso.
As imagens emocionaram pessoas de todo o Brasil, anônimos e famosos. Camila recebeu mensagens de força pelas redes sociais e agradeceu. “Vocês são luz demais. Muito obrigada pela mensagens, isso pra mim é combustível e passo todo esse amor para Chico”, comentou.
Mãe mostra rotina de paciente em hospital durante tratamento contra câncer — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
História do pequeno viralizou nas redes sociais — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Veja como ajudar
Vaquinha busca arrecadar dinheiro para ajudar menino — Foto: Reprodução
Vaquinha busca ajudar menino que faz tratamento contra o câncer — Foto: Reprodução
Fonte: G1 Tocantins