Mãe revoltada denuncia trote abusivo e poderá acionar a justiça
Uma mãe revoltada entrou em contato com a redação do Portal O Norte nesta quarta-feira, 21, para denunciar a modalidade de trote, segundo ela, abusivo por parte de veteranos na Universidade Federal do Tocantins do Campus de Veterinária e Zootecnia em Araguaína.
De acordo com a senhora que preferiu não se identificar, seu filho é calouro do curso de Zootecnia da instituição e teria participado de um trote na tarde de ontem quando foi obrigado a pedir dinheiro juntamente com outros calouros nos sinais de trânsito do Centro da cidade e posteriormente foi incentivado e submetido pelos veteranos do curso a consumir bebida alcoólica.Vale ressaltar que trata-se de um menor de 17 anos. “Eu não acredito que um reitor de uma Universidade Federal, permita que haja esse tipo de trote em pleno século XXI, tendo várias maneiras de fazer trotes universitários. Por que bebidas? Tem alunos de menor no meio”.
A mãe do rapaz continua a entrevista afirmando que seu filho chegou em casa totalmente embriagado e carregado por outros estudantes. “Ele estava pintado de tinta até nos sapatos e com as roupas rasgadas. Isso é uma vergonha ter uma universidade federal fazendo trote dessa natureza. Porque não seguem o exemplo do ITPAC [Instituto Presidente Antônio Carlos] que faz trote solidário? A reitoria da UFT já deveria ter tomado uma atitude”.
A modalidade
Um vídeo encontrado no canal do Youtube, mostra imagens de uma turma de veteranos da UFT ainda em 2008 aplicando a mesma modalidade de trote relatado pela mãe do estudante. No vídeo mostra calouros, sentados no meio da rua, com tintas no rosto descrevendo a palavra “Bicho” na testa e que amarrados uns aos outros e com as roupas rasgadas, eram submetidos a situações constrangedoras.
A mãe do menor afirmou que poderá representar contra a UFT na justiça pelos constrangimentos e abusos envolvendo bebida alcoólica ao qual seu filho foi submetido.
(PortalOnorte)