DestaqueEstado

Mais da metade dos tocantinenses acima dos 25 anos não concluíram o ensino médio, aponta IBGE

O Tocantins ainda tem 117 mil moradores com mais de 15 anos que não sabem ler ou escrever e no estado 55,8% das pessoas com mais de 25 anos não concluíram o ensino médio. Os dados foram obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019 divulgada nesta quarta-feira (15).

De acordo com o instituto, o percentual de analfabetos aumenta gradualmente conforme a faixa etária da população fica mais alta. Entre as pessoas com 18 anos ou mais a taxa é de 10,4%. Já entre os que têm mais de 25 anos o percentual sobe para 12% e entre moradores com 40 anos ou mais, o índice de analfabetismo é de 17,3%. A maior concentração é no no grupo acima de 60 anos, com 32,4% desta população sem saber ler ou escrever.

A pesquisa também leva em conta se os alunos estão na série adequada para a idade deles. Para isso, a pesquisa analisou pessoas que deveriam estar cursando séries dos níveis fundamental e médio para saber se estão na etapa correta. No primeiro grupo, a taxa de frequência foi de 97,1%, ou seja, a maioria das crianças está matriculada na série correta para a faixa etária, entre 11 e 14 anos de idade.

Para o ensino médio o percentual diminui para 69,8% dos estudantes dentro das salas de aulas na idade ideal, entre 15 e 17 anos. A meta do Plano Nacional da Educação (PNE) era de que o percentual fosse de pelo menos 85%;

Em 2019, apenas 22,2% dos jovens com faixa etária de 18 a 24 anos cursavam a educação superior ou já estavam formados.

A mesma pesquisa concluiu que no Brasil, mais de 80% dos alunos do ensino fundamental e médio, estudam nas escolas da rede pública. O Tocantins está na 14ª posição no ranking em relação as pessoas com 25 anos ou mais que não concluíram a educação básica. Quanto ao índice de analfabetismo o estado está na 11ª colocação.

Fonte: G1 Tocantins