DestaqueEstado

Mais de 10 pacientes de covid-19 deixaram leitos de UTI nas últimas 24 horas no Tocantins

Na luta contra a pandemia do novo coronavírus, qualquer notícia positiva já significa uma importante vitória nessa guerra.

Nas últimas 24 horas no Tocantins, o número de pacientes de Covid-19 internados em unidades de terapia intensiva (UTI) nos hospitais públicos e privados caiu de 50 para 36 – redução de 28%.

Neste domingo (17), 50 pacientes estavam leitos de UTI, sendo 22 na rede pública e 28 na rede privada. Ao todo, 96 pacientes estavam hospitalazados, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Já nesta segunda-feira (18), o boletim apresentou uma queda significativa no número de pacientes internados em UTI’s, sendo agora 36 pessoas – 19 em leitos públicos e 17 em privados.

Já o número de pacientes em leitos clínicos passou de 46 para 57. Mas isso ocorreu em razão da remoção de pacientes que estavam em UTI’s, após apresentarem melhora no quadro de saúde.

Nas últimas 24 horas, três pacientes receberam alta hospitalar e voltaram para suas casas. Assim o número de hospitalizados caiu de 96 para 93 pacientes.

LEITOS

Ao todo, o Estado dispõe de 54 leitos de UTI destinados aos pacientes de Covid-19 na rede pública de saúde. Destes, dois são UTI´s pediátricas.

De acordo com o Governo, a distribuição dos leitos é feita de forma estratégica para que nenhuma região fique sem assistência.

Os 54 leitos estão distribuídos da seguinte maneira: 18 unidades no Hospital Geral de Palmas (HGP), sendo 16 adulto e 2 pediátricas; 6 no Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP), 10 no Hospital Regional de Araguaína (HRA), 10 no Hospital Dom Orione (HDO), também em Araguaína, e agora 10 no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Além das UTI´s em funcionamento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde parte dos equipamentos necessários para instalação de 10 novos leitos no HGP e trabalha na montagem de mais outros sete previstos no HRA.

Fonte: AF Noticias