Estado

Mais de 500 alunos e professores participam de caminhada pela paz e cobram mais segurança em Araguaína

Divulgação
Divulgação

Cerca de 500 pessoas entre pais, alunos e professores, participaram da Caminhada pela Paz em Araguaína realizada manhã do último sábado, 25.

O evento, organizado por duas escolas da rede estadual, Centro de Ensino Médio Dr José Aluísio da Silva Luz e CAIC Jorge Humberto Camargo, além da Associação Negra Cor, fez um protesto contra o alto índice de violência registrado próximo às unidades escolares e também um pedido de Paz para a comunidade araguainense.

A passeata percorreu diversas ruas dos setores Raizal, Araguaína Sul e Coimbra.

Segundo a direção do Colégio CEM Dr José Aluísio, a onda de violência nestes bairros é crescente, assola a comunidade e chegou num patamar inaceitável, principalmente no período noturno. Para as gestoras Maria Rivani (CAIC) e Roseli Justino (CJA), a iniciativa contribui para a formação cidadã dos alunos e mostra o papel da escola na construção da Paz numa sociedade democrática.

Durante a caminhada, os estudantes expuseram faixas e cartazes com pedidos de paz e segurança pública efetiva.

Segundo relatos, nas últimas semanas pelo menos três alunos do noturno já foram assaltados logo após saírem das unidades escolares.

O evento contou com o apoio da Polícia Militar e teve ainda a adesão de populares que inclusive elogiaram a iniciativa das escolas, bem como o empenho e desempenho dos alunos durante a passeata.

Apenas no mês de maio, 14 pessoas já foram vítimas de homicídio em Araguaína.

(Fernaldo Almeida e Arnaldo Filho)