Médicos vão parar todos os hospitais do Estado de segunda a quarta-feira
Os médicos de Araguaína decidiram acompanhar a decisão de Palmas, em assembleia geral extraordinária nesta sexta-feira, 29, e assim todos os hospitais públicos do Tocantins terão uma paralisação de segunda, 1º, a quarta-feira, 3.
Conforme o Sindicato dos Médicos do Estado (Simed), a categoria está insatisfeita com as más condições de trabalho nos hospitais e com o que chamam de “calote instituído pela gestão estadual, que não paga direitos dos servidores, como progressões funcionais, insalubridade, produtividade e adicional noturno”.
Ainda segundo o Simed, a paralisação se dará com a suspensão dos atendimentos em ambulatório e dos procedimentos eletivos, mantendo-se apenas os atendimentos em urgência, emergência e pacientes internados nas unidades hospitalares.
Também foi aprovado o estado de Assembleia Permanente dos médicos para futura deliberação sobre a instauração da greve na categoria, caso o governo estadual continue a descumprir o acordo com a categoria.
A paralisação ocorre no momento em que servidores da saúde decidiram suspender uma greve que durou 53 dias.
O movimento dos trabalhadores ainda ocorria em meio à troca de secretário de Saúde. O administrador Samuel Bonilha deixou o cargo e assumiu o médico Marcos Musafir, ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
(Cleber Toledo)