Estado

Morador cultiva horta e até melão no quintal de casa em Palmas

fd12f3e3139fd00faee58863f1500014ccb03083A maior paixão do vigilante Olcione Ferrer fica no quintal da casa dele, é uma horta feita com materiais recicláveis e cultivada com toda a delicadeza. A plantação começou há quatro anos após um curso de gestão ambiental. A produção cresceu e tem gerado bons resultados. O cultivo que começou com alface, rúcula, agrião, salsinha e cheiro verde expandiu nos últimos anos e até melão brota na horta.

O vigilante Olcione Ferrer é apaixonado pela horta que cultiva no fundo de casa há quatro anos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O vigilante Olcione Ferrer é apaixonado
pela horta que cultiva no fundo de casa há quatro
anos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A produção no fundo do quintal é grande e abastece boa parte da vizinhança. “A gente coloca a sopa no fogo e vem pegar o cheiro verde aqui, fresquinho na hora”, comemora a professora Izonete Rodrigues.

A estrutura é simples. Para montar o canteiro ele optou por usar canos de PVC e materiais recicláveis como tambores de ferro e recipientes de plásticos. Além disso, o vigilante fez um jardim vertical com garrafas pet. “Às vezes a gente pega uma garraga peti e descarta num lugar inadequado, então eu já vou aproveitando ela, reciclando e fazendo a horta”.

Agora, o vigilante que é apaixonado por natureza, espera servir de inspiração para outras pessoas. “Os vizinhos sempre gostaram muito dessa ideia. E a gente vai doando também para eles e explicando a importância de ter uma horta no fundo do quintal. Acho que todo mundo também pode ter isso em casa”, conclui Ferrer.

(G1)