Moradores já podem agendar cirurgias eletivas gratuitas em Araguaína; saiba como ter acesso
Aos 30 anos, Taynara Silva é mãe de três filhos e, para um melhor planejamento familiar, ela procurou os serviços da rede básica de saúde de Araguaína. “Não fiquei muito tempo na fila, fiz todos os exames pela UBS, passei pela psicóloga e dia 6 de novembro agora será a minha cirurgia de laqueadura”, contou. Ela foi a primeira moradora atendida pelo Programa Araguaína Cuida, lançado no último dia 24.
Custeado com emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões do senador Irajá, repassada via Ministério da Saúde em convênio de serviços MAC (Média e Alta Complexidade), o novo serviço irá atender gratuitamente 600 moradores que precisam de cirurgias eletivas, ou seja, procedimentos que não são considerados de urgência. Dentro eles estão as cirurgias de laqueaduras, vasectomia, cirurgias gerais e ginecológicas, além de consultas pré, pós-operatórios e exames específicos.
“No primeiro momento, iremos atender os mais de 200 pacientes que estão na fila da regulação. Em seguida, contemplaremos os pacientes que procurarem as nossas UBS em busca das cirurgias”, explica a secretária de Saúde, Ana Paula Abadia.
Como ter acesso?
A partir do dia 6 de novembro, as consultas e cirurgias começam a ser realizadas. Para ter acesso aos serviços do Araguaína Cuida, os moradores precisam fazer a primeira consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) junto ao médico clínico geral e depois passar pela avaliação do especialista.
“Ressaltamos que as cirurgias de laqueadura e vasectomia obedecem ao critério de idade e todo protocolo do Ministério da Saúde, que consiste em passar por uma equipe multidisciplinar que envolve psicólogo e assistente social”, informa Ana Paula.
Cerimônia de lançamento
O Programa Araguaína Cuida foi lançado na última terça-feira (24) e contou com a presença do prefeito, senador Irajá, servidores, vereadores, secretários e moradores. Em seu discurso, Wagner agradeceu a sensibilidade do parlamentar em investir na qualidade de vida dos araguainenses, principalmente daqueles que estão esperando há anos pelo serviço de alta complexidade, que é uma demanda do Governo Estadual.
Clínica Saúde Já
No mesmo evento, também foi lançado o programa Saúde Já, que, por meio da policlínica, fornecerá consultas com especialistas na área da Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria e Ortopedia. Nos próximos 30 dias, os servidores da saúde e da clínica estarão em treinamento para atender a comunidade até o fim do ano. Quando os atendimentos do Saúde Já começarem, os moradores também serão encaminhados por meio das UBS, que farão a triagem.
Fortalecendo a saúde de Araguaína
Segundo o senador Irajá, os programas asseguram mais agilidade nos atendimentos e um dos objetivos é beneficiar mais de mil pessoas nos próximos dois anos. “Aqui, nosso objetivo será oferecer um serviço humanizado, de qualidade e que atenda rápido. Nosso intuito é ainda ofertar todas as áreas. Com o sucesso dessas quatro primeiras, futuramente iremos ampliar os serviços”, afirmou Irajá.
“Era um sonho de todos nós desafogar as filas de espera, mas nós não tínhamos recursos, principalmente neste ano. E não só Araguaína, mas outros municípios também enfrentam essa mesma dificuldade. Foi quando o senador Irajá nos atendeu e respondeu de forma muito responsável e sensível, garantindo a manutenção do serviço ano após ano”, agradeceu o prefeito.
Fonte: AF Noticias