Moradores reclamam de esgoto mal tratado despejado no Rio Lontra; autoridades se calam
Moradores do Bairro JK em Araguaína, que vivem às margens do Rio Lontra, reclamam da má qualidade da água, do mau cheiro e da poluição causada pelo lançamento de dejetos. Apesar dos visíveis indícios de crime ambiental, as autoridades ainda não apresentaram uma nenhuma solução e fazem vista grossa para o caso.
Segundo a ocorrência 343/2012 do CIPAMA (Companhia Independente de Policia Ambiental), no dia 30 de Agosto dois funcionários do Órgão estiveram no local onde a SANEATINS despeja o esgoto no Rio Lontra, coletaram 4 litros de amostra da água para fazer anÁlise e verificar o índice de poluição. Porém, mais de um mês depois o líquido coletado ainda não foi submetido a exames.
As evidências
Conforme o documento, a vistoria constatou que a água estava com uma coloração diferente, com odor desagradável e no local estava sendo despejados os resíduos líquidos, “cor de chorume.” No relatório ainda consta que foram coletados 4 litros da água, encaminhados para o Naturatins, mas nenhuma analise foi realizada por falta de laboratório especializado.
De acordo com o documento, moradores da localidade afirmaram que os dejetos são jogados no rio com maior incidência 3 vezes por semana e durante a noite. O relatório enfatiza que o escritório da Sanetatins foi procurado pelos técnicos, mas já estava fechado, pois o horário de expediente havia encerrado.
Reclamação
Dona Ilzabete Nunes, autora reclamação e moradora do Bairro JK, afirmou à reportagem que a situação é um verdadeiro descaso para com a comunidade que vive às margens do Rio Lontra em Araguaína, pois a água apresenta mau cheiro e sujeira. Ela já procurou várias vezes às autoridades, denunciou o caso durante o Fórum das Águas em Araguaína, mas nenhuma providencia foi tomada.
O esgoto
Ao se deslocar à localidade mencionada, onde o esgoto é jogado no Rio Lontra, a equipe de reportagem se deparou com uma placa da Saneatins, que faz o aviso, no mínimo, contraditório: “Ponto de Lançamento de Esgoto Tratado. Proibido pescar, tomar banho e nadar.”
As partes
O Naturatins foi procurado, mas até o fechamento da matéria não havia se pronunciado. Já o contato com a assessoria de comunicação da Saneatins ainda não foi possível. O espaço permanece aberto para os citados.
(Arnaldo Filho)