AraguaínaDestaque

Morre o escritor e professor Ângelo Bruno, membro fundador da Academia de Letras de Araguaína

O escritor, poeta e renomado professor Ângelo Bruno faleceu na noite deste sábado (11), aos 87 anos de idade. Ele era membro fundador da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins, onde ocupava a cadeira de número 3, cujo patrono é o sacerdote Padre Josimo Tavares.

O professor estava em Goiânia (GO), onde morava atualmente, e faleceu por causas naturais. O corpo dele será velado na Funerária Pax Social, em Araguaína, e sepultado nesta segunda-feira (13).

Angelo Bruno era casado com a também professora Alaiz Martins Bruno há 50 anos, e pai de Aloisio Orione, Angelo Junior, Alysson e Alessandro, sendo avô de oito netos.

Ele nasceu em Fossano, na Itália, no dia 02 de janeiro de 1936, e chegou ao Brasil em 1956 como religioso, na época com 20 anos de idade. Estudou Matemática na Universidade Federal de Goiás (UFG) e morou em Araguaína durante muitos anos.

O poeta trabalhou durante 40 anos na área educacional, aposentou-se e continuou se dedicando aos livros. Também participava ativamente das atividades da igreja e realizando trabalhos sociais.

Publicou mais de uma dezena de livros, dentre os quais se destacam Cantando a Vida (Litteris Editora-2001); Duas Pátrias e um só Coração – Kelps, 2009, entre outros. Ele escrevia predominantemente sobre Fé, Família e Natureza, suas três paixões na vida.

Amante da literatura, Angelo Bruno sonhava com um mundo melhor para as novas gerações e fez sua parte disseminando uma cultura de paz. Ele acreditava que o bem sempre vencerá o mal.

NOTA DE PESAR

“Recebemos, com imenso pesar, a notícia da morte do escritor Ângelo Bruno, membro fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins (Acalanto), ocorrida na noite do último sábado, dia 11, em Goiânia, onde residia.

Ângelo Bruno nasceu em Fossano, na Itália, em 1936. Veio para o Brasil em 1956 e dois anos depois para Araguaína, onde viveu por 53 anos. 

Formado em Matemática pela UFG e ocupava a cadeira número 3 da Acalanto, cujo Patrono é o padre Josimo Morais Tavares. Era casado, deixa quatro filhos e oito netos.

Professor Ângelo contribuiu com a Educação araguainense por décadas, lecionando em diversas instituições: Colégio Estadual Polivalente Castelo Branco; Colégio Santa Cruz; Colégio Pré-universitário e Colégio Estadual de Araguaína (João Alves Batista).

Além de “Senhor, eis-me aqui!”, Ângelo Bruno publicou também os livros “Raios de Luz” (1995); “Poemas aos Jovens com Carinho (1997); “Cantando a Vida (2001); “Tim-Tim” (2004); Duas Pátrias e um Só Coração” (2010);  e “Evangelho da Família” (2016).

O velório está previsto para ser realizado a partir da meia-noite de domingo para segunda, na Pax Social, e o sepultamento será às 9 horas de segunda-feira, no Cemitério São Lázaro.

Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos, rogando a Deus que, na sua infinita bondade, lhes conceda o conforto e a força neste momento de dor.

Wagner Rodrigues
Prefeito de Araguaína”

Fonte: AF Noticias