Destaque

MPE anuncia a liberação do Aeroporto; pista volta a funcionar na próxima semana

Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPE) em Araguaína, convocou na tarde desta terça-feira, 12, uma coletiva para anunciar finalmente a reabertura do Aeroporto de Araguaína. O anúncio foi feito pelo Promotor, Dr. Fábio da Fonseca Lopes.

O juiz Sérgio Aparecido Paio homologou agora à tarde,12, o TAC – Termo de Ajuste de Conduta – assinado, no final desta manhã, pelo Governo do Estado e Ministério Público que autoriza a liberação do aeroporto de Araguaína. A decisão da Justiça será agora levada à Anac – Agência Nacional de Aviação Civil – para emissão do Notam – documento que divulga todas as informações sobre as condições de operação do aeroporto, garantindo a segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea.

“Amanhã estaremos na Anac tratando dos últimos detalhes para a liberação do aeroporto com a emissão do Notam”, disse o secretário da Infraestrutura Alexandre Ubaldo, acrescentando que a expectativa é que os voos para Araguaína estejam acontecendo a partir da próxima semana.

Além de demonstrar que cumpriu todas as exigências da Anac e também da Justiça, quanto à segurança da operação do aeroporto, no TAC, o Governo do Estado se compromete à liberar cerca de R$ 1,4 milhões para obra de balizamento e sinalização noturna do aeroporto de Araguaína, possibilitando, com isso, voos noturnos. “Esta é uma obra nova, que vai dar novas condições ao aeroporto, mas não uma exigência atual para operação do mesmo”, ressalta o secretário Alexandre Ubaldo. Já a prefeitura da cidade se comprometeu a disponibilizar o acesso gratuito da internet nas dependências do aeroporto.

A notícia é certamente comemorada pela população em especial empresários e agências de viagens que já se mobilizavam desde a semana passada contra o fechamento do aeroporto, quando a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), convidou o empresariado araguainense para participar de um debate relativo ao assunto, onde também estiveram presentes membros do MPE. Na reunião, os empresários solicitavam urgência na liberação da pista e expuseram todas as problemáticas, inclusive econômicas provocadas pelo impasse.


Clique aqui e leia a decisão judicial na íntegra.

(PortalOnorte)