Na aba do meu chapéu
Quanto charme tem um look composto com chapéu, por isso resolvi fazer essa matéria especialmente para falar de modelos diferentes chapéus. Seja para o inverno ou para o verão.
Sei que quem acompanha as minhas matérias, são leitoras antenadas e por isso resolvi dar dicas de como usar e abusar de um lindo adereço de cabeça.O chapéu não é um item fácil de ser usado o dia todo, convenhamos. Mas ele dá um upgrade na produção.
Na rapidez da moda passageira, hoje podemos dizer que o chapéu entra e sai vitorioso, independente da sua aparência e do seu longo caminho. Como um enfeite, serviu para indicar hierarquia, função e condição social ou até mesmo o local de origem. Versátil, ele ainda faz a parte funcional, protege dos dias de frio intenso.
O chapéu tem seu uso restrito a alguns lugares, à mesa, por exemplo, jamais se usa um chapéu, pois é considerado extremamente deselegante nas normas de etiqueta.
Festas no campo e durante o dia, o chapéu é mais que bem-vindo. Casamento no campo e ao ar livre também é permitido, deixando a roupa até mais elegante. A regra diz que evento até às 17 horas os chapéus podem ter abas, depois disso, não é recomendado.
Mas o chapéu que tem feito à cabeça das fashionistas e o que caiu no gosto popular foi o chapéu Panamá. Com a tendência regionalista cada vez mais em foco, o acessório de palha agrega charme à produção e não precisa ser usado necessariamente na beira da praia. O chapéu é mais que um acessório para se proteger do sol; ele é um acessório para enfeitar.
Mas o mais importante é saber que o chapéu tem que estar em harmonia com você, afinal ele só tem que agregar estilo ao seu visual, assim como qualquer outro acessório. Então independente do modelo do chapéu escolhido vale ficar atenta ao formato do seu rosto.
Outra dica interessante é trocar sua faixa do chapéu por um lenço estampado, por exemplo, para que fique com um ar mais alegre que pede a primavera e o verão e que te faz ter uma peça exclusiva.
E para combinar não tem mistério. Nos looks mais básicos, eles garantem o toque trendy. Nos mais elaborados ajudam a compor o mix de cores ou texturas.
O legal é sempre matizar a tonalidade, em looks composto apenas por cores mais claras prefira um chapéu também claro. Para looks mais escuros, vale a mesma regra. Mas sempre lembrando que isso é só uma dica para facilitar, a palavra final é sempre do bom senso e seu gosto de frente para o espelho.
Os chapéus estão com tudo, literalmente fazendo a cabeça das mais descoladas.
LARA DINIZ – Colunista