Sem categoria

No Tocantins, mulheres são maioria no Facebook; Palmas tem três vezes mais perfis na rede social que Araguaína

Divulgação

As redes sociais são um fenômeno. Difícil conhecer alguém que não tenha ao menos ouvido falar delas. Facebook, Twitter, Orkut são alguns dos muitos sites voltados para a interação virtual e compartilhamento de conteúdos.

Os brasileiros são considerados um dos povos mais conectados do planeta. Consequência do avanço econômico das últimas décadas, da elevação dos salários e melhor distribuição de renda. Com mais dinheiro no bolso, ficou mais fácil adquirir um computador. De acordo com dados do instituto IDC Brasil divulgados no começo do ano, o Brasil ultrapassou o Japão e hoje é o 3ª país que mais vende computadores no mundo.

No Tocantins, o mundo virtual tem conquistado cada vez mais espaço. No dia 1º de outubro, inclusive, o Tribunal de Justiça do estado anunciou a implantação do sistema de virtualização de processos em todas as comarcas. Dezenas de estabelecimentos já oferecem internet sem fio para os clientes em suas imediações.

De acordo com o IBGE, mais de 63 mil domicílios no Tocantins tem computador com acesso a internet. Em Araguaína, a segunda maior cidade do estado, estima-se que 10 mil casas estejam conectadas a rede mundial de computadores. Em Palmas, a estimativa dobra, quase 24 mil.

E para a maioria das pessoas, estar conectado significa poder interagir através das redes sociais. O Facebook, maior rede do mundo, caiu no gosto das pessoas, superando o já esquecido Orkut. O Twitter, por sua vez, tem crescido em termos de preferência, mas continua atrás dos grandes sites em número de adeptos.

Números do Facebook no Tocantins
Portal O Norte teve acesso a alguns dados do Facebook no Tocantins. As informações constam da página de anúncios da rede social.

De acordo com o Facebook, 275.920 tocantinenses tem perfil na rede social. Deste total, 148.820 são mulheres e 127.100 são homens.

Palmas é a cidade com maior número de perfis no Facebook. São mais de 60 mil. Araguaína vem logo em seguida com pouco mais de 20 mil perfis na rede. Gurupi fica com a medalha de bronze. São cerca de 11 mil contas cadastradas.

(Portal O Norte0