Nova UBS exclusiva para covid-19 atende dezenas de pacientes no 1º dia de funcionamento
A Unidade Básica de Saúde (UBS) José de Sousa Rezende, no Setor Alto Bonito, iniciou as atividades como terceira unidade de referência para atendimento exclusivo a casos suspeitos de covid-19 em Araguaína nesta segunda-feira (18).
Ainda pela manhã, dezenas de pessoas procuraram atendimento na unidade. “Estou há dias com sintomas leves. Procurei atendimento na rede particular e fui orientada a vir para a UBS”, relatou a estudante Natália Braga, de 20 anos.
“Por apresentarem sintomas leves, os pacientes são orientados a fazer o isolamento social por 14 dias, independente do resultado do teste rápido. Caso os sintomas piorem, a recomendação é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, explicou a médica Gisele Carvalho.
Onde e quando procurar atendimento
As três UBS’s referências no atendimento exclusivo à covid-19 (setores Alto Bonito, JK e Couto Magalhães) são para os pacientes com sintomas leves da doença: febre abaixo de 38 graus, tosse, dor de garganta e coriza.
Quem tiver os sintomas leves, mesmo que não veja a necessidade de procurar assistência médica, a orientação é para ficar em casa em isolamento por 14 dias.
Já aquelas pessoas com febre acima dos 38 graus, tosse com ou sem catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Setor Araguaína Sul.
Para os casos moderados e graves, a Prefeitura também disponibiliza um número de telefone para informações sobre procedimentos a serem tomados em caso de suspeita do coronavírus. A conversa via WhatsApp será direta com o médico, que dará orientações sobre como esse paciente deverá proceder pelo número (63) 99105 3625.
Cumpri os 14 dias em isolamento, e agora?
“Findados os 14 dias em isolamento social, se o paciente não estiver sentindo nada, poderá voltar às suas atividades normais. Caso ainda tenha algum sintoma ou alguma alteração clínica, ele deve voltar à unidade para ser novamente avaliado”, explicou o superintendente municipal da Atenção Básica, Murilo Bastos.
Rede hospitalar
Atualmente, a rede hospitalar do Município, privada e pública, tem 47 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 26 leitos em unidade de tratamento intensivo (UTI).
A partir do dia 20 está previsto o início das atividades da Unidade Corona Norte, no prédio da antiga UPA Vila Norte, que inicialmente contará com 15 leitos, contribuindo com o aumento de leitos para a população de 64 municípios do Tocantins.
(Mara Santos)