AraguaínaDestaque

Novos vereadores, prefeito Wagner e Marcus Marcelo tomam posse para mandato até 2024

Os 17 vereadores eleitos para a Legislatura 2021/2024 foram empossados nesta sexta-feira (1º.jan.2021) durante sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Araguaína.  A solenidade foi presidida pelo vereador mais votado da cidade, o jovem Matheus Mariano (Podemos), de 24 anos, conforme previsão legal.

Os novos parlamentares fizeram o juramento de cumprir as leis e defender a democracia e, em seguida, foram declarados empossados.

“Prometo cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar as leis, promover o bem geral dos munícipes e exercer o cargo sob inspiração da democracia, da legitimidade e da legalidade. Assim prometo!”, diz o juramento.

Na sequência, também foram empossados o prefeito Wagner Rodrigues (SD) e o vice-prefeito Marcus Marcelo (PL). Ambos fizeram o mesmo juramento.

Das 17 vagas, sete serão ocupadas por vereadores reeleitos no pleito de 15 de novembro: Terciliano Gomes (PSD), Zezé Cardoso (Pode), Gideon Soares (Solidariedade), Enoque Neto (PSL), Geraldo Silva (MDB), Soldado Alcivan (PP) e Edimar Leandro (MDB).

Já os ex-vereadores Luciano Santana (SD) e Abrão Araújo (Cidadania) conseguiram retornar à Câmara Municipal.

São oito novatos que vão exercer o mandato de vereador pela primeira vez: Matheus Mariano (Pode), Flavio Cabanhas (PTB), Marcus do Restaurante (Solidariedade), Sargento Jorge Carneiro (Pros), Thiago Costa (PSDB), Fraudneis Fiomare (PSC), Ygor Cortez (PV) e Wilson Carvalho (Pros).

A base governista do novo prefeito Wagner Rodrigues (SD) garantiu 11 cadeiras, o que facilita a governabilidade. Os outros seis foram eleitos pela coligação do então candidato Elenil da Penha (MDB).

A solenidade teve número restrito de pessoas, com álcool em gel na entrada, aferição de temperatura e uso obrigatório de máscara por causa da pandemia do novo coronavírus.

Prestigiaram a posse os deputados estaduais Olyntho Neto (PSDB),Valderez Castelo Branco (PP) e Issam Saado (PV); o deputado federal Tiago Dimas (SD); o secretário de Estado da Casa Civil, Rolf Costa Vidal; o Bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo; e o presidente da Subseção da OAB Araguaína, José Quezado.

NOMES E VOTAÇÃO

Matheus Mariano (Pode) – 2.017 votos

Terciliano Gomes (PSD) – 1.651 votos

Zezé Cardoso (Pode) – 1.493 votos

Gideon Soares (Solidariedade) – 1.490 votos

Enoque Neto (PSL) – 1.363 votos

Flávio Cabanhas (PTB) – 1.259 votos

Luciano Santana (Solidariedade) – 1.210 votos

Marcus do Restaurante (Solidariedade) – 1.179 votos

Sargento Jorge Carneiro (Pros) – 1.123 votos

Geraldo Silva (MDB) – 975 votos

Soldado Alcivan (PP) – 972 votos

Thiago Costa (PSDB) – 958 votos

Fraudneis Fiomare (PSC) – 921 votos

Ygor Cortez (PV) – 811 votos

Wilson Carvalho (Pros) – 775 votos

Edimar Leandro (MDB) – 768 votos

Abraão (Cidadania) – 711 votos

Fonte: AF Noticias