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O mood do empresário: investimento no digital virou prioridade

Estudo aponta que 70% das empresas da América Latina aumentaram seu investimento em marketing digital nos últimos anos

A publicidade digital na América Latina cresceu aproximadamente quatro vezes entre 2020 e 2022, passando de 7,92 bilhões de dólares para 34,7 bilhões, segundo dados do estudo The Largest Influencer Study in Latin America in 2023 – Influencity. E mais especificamente no Brasil, a situação não é diferente. Por aqui, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as empresas estão investindo mais em canais online de divulgação (34%) do que em canais offline (23%). Uma prova da importância do digital.

Os canais digitais têm se consolidado como o principal meio de chegar aos consumidores dos produtos ou serviços de uma marca. Hoje em dia, uma empresa que não existe online, realmente não existe para a maioria das pessoas. Mesmo aqueles que optam por compras presenciais, costumam antes levantar informações online. Ainda de acordo com o estudo “Marketing digital na América Latina: A experiência do cliente como o centro da estratégia” realizado pela NTT DATA e a MIT Technology Review, aponta que 90% das empresas entrevistadas têm estratégia de marketing digital. Há três anos, esse número estava em 40%. Além disso, 70% das empresas da América Latina aumentaram seu investimento em marketing digital nos últimos anos e a expectativa é que esse percentual aumente cada vez mais.

Apesar de os números relacionados ao investimento no digital serem promissores, eles não representam necessariamente que as empresas que têm focado mais no digital estão mesmo faturando mais. Isso porque o fato de quase todos terem uma rede social faz com que os empresários tenham uma falsa ideia de que qualquer um sabe lidar com o meio digital e, às vezes, o dinheiro acaba sendo praticamente jogado fora.

Para o Co-CEO da Amora, empresa especializada em Growth Marketing (marketing de crescimento), Gabriel Moreira, especialista em crescimento digital, o marketing digital é muito mais complexo do que ter uma conta para a empresa no Instagram. “O digital é um ambiente muito complexo e que muda diariamente. Por trás de cada campanha existe muito estudo e análise para que o investimento tenha retorno. Isso vai desde o levantamento de informações mais básicas, como a persona da marca, até estratégias personalizadas de marketing de influência e anúncios pagos”, explica.

Segundo o especialista, no marketing digital, comunicar algo errado pode não só não resultar em lucro como virar uma grande “dor de cabeça” para a empresa e, por isso o indicado é sempre contar com um time capacitado para lidar com essa área. “Uma presença digital constante e de acordo com os objetivos da marca se torna uma grande aliada para qualquer empresa. Investir nisso é uma das chaves que geram o sucesso de um negócio”, orienta o especialista. Abrir mão do digital é aceitar não ser lembrado.

Fonte: Precisa Assessoria