DestaqueEstado

O que fazer com o 13º salário? Economista do Sicoob UniCentro Br dá dicas para destinação do benefício

Primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro. O valor restante pode ser depositado pelo empregador até 20 de dezembro

Empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores devem receber a primeira parcela do 13º salário neste mês. As empresas podem decidir se o benefício será pago em uma ou em duas parcelas. Se for em uma só, o pagamento deve ser feito até 30 de novembro. Se o empregador escolher pagar em duas parcelas, o adiantamento deve ser pago até 30 de novembro e a segunda parcela até 20 de dezembro.

O pagamento está previsto na Constituição como direito do trabalhador e pode ajudar, por exemplo, a quitar dívidas e a arcar com despesas extras de fim de ano. Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que, em 2021, 16% das pessoas viram o pagamento como uma oportunidade de organizar a vida financeira e pagaram as dívidas em atraso.

O economista e gerente de investimentos no Sicoob UniCentro Br, Washington Oliveira da Paz, explica que é essencial fazer o planejamento financeiro desse dinheiro extra. “O ideal seria dividir em três partes. A primeira destinada à quitação de dívidas atrasadas, como fatura de cartão de crédito ou cheque especial, modalidades com juros mais altos no Brasil”.

Na segunda parte, o trabalhador pode destinar para o consumo, já que essa época do ano os gastos também tendem a aumentar. “Esta época que se aproxima do Natal, das festas de final de ano, as pessoas costumam gastar mais presenteando os familiares, ou comprando itens para viagens, por exemplo”.

Com a terceira parte dessa primeira parcela do 13º, o especialista orienta a fazer investimentos financeiros. “Depois que a pessoa quitou as dívidas e comprou os itens necessários de consumo, ela pode destinar essa última parte para investimentos. Hoje os produtos que estão mais vantajosos são os de renda fixa. Atualmente a taxa da Selic é de 13,75%, então esses investimentos de renda fixa com indexador à Selic, são bastante atrativos e muito rentáveis”, avalia.

Sobre o Sicoob UniCentro Br
O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição existe há 30 anos e conta com mais de 90 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins

Fonte: Precisa Assessoria