Estado

Oito unidades de Saúde passam a fazer testes de HIV e sífilis. O teste de HIV é rápido e o resultado fica pronto em 20 minutos.

Divulgação
Divulgação

Oito unidades de saúde de Palmas passam a oferecer os testes rápidos de detecção do HIV e da sífilis. Antes o exame era feito apenas no Núcleo de Assistência Henfil, que é a unidade de referência para os usuários da rede pública municipal, que necessitam de tratamento ou acompanhamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a Aids. A divulgação foi feita nesta quarta-feira (23), pela prefeitura da capital.

O serviço passa a ser oferecido em sete Unidades de Saúde da Família (USF), do sistema de saúde pública do município. Segundo a prefeitura “o resultado da testagem rápida para HIV é divulgado em aproximadamente 20 minutos. Após o resultado, a pessoa é encaminhada para aconselhamento, e caso seja positivo também para o tratamento necessário”.

Os interessados em realizar os exames precisam procurar um dos locais habilitados e apresentar o cartão do SUS.

Aumento
Em comparação com o mesmo período em 2012, este ano o número de casos de pessoas infectadas com o vírus HIV aumentou em 17%. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), mais de 100 casos foram notificados até o mês de julho e cerca de 1.300 pessoas são portadoras do vírus no Tocantins.

A maioria das pessoas com o vírus têm entre 25 a 49 anos de idade e são do sexo masculino. A secretaria de saúde alertou que o diagnóstico tardio pode dificultar o tratamento da doença.

Serviço
Teste de HIV e Sífilis
Onde – Unidades de Saúde de Família dos seguintes locais:
Quadra 1206 Sul;
Quadra 403 Sul;
Quadra 406 Norte;
Setor USL;
Setor Aureny I;
Setor Alto Bonito;
Distrito de Taquaruçu.

(G1)