Olyntho lembra lutas e comemora revitalização do Daiara e entrega da ETE Lontra
O deputado Olyntho Neto (Republicanos) acompanhou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), nesta quarta-feira, 18, em uma importante agenda de trabalho, em Araguaína. Pela manhã, o parlamentar participou da entrega da Estação de Tratamento de Esgoto Lontra, da BRK, e no período da tarde, da inauguração da revitalização do distrito agroindustrial da cidade. “Eu tenho acompanhado essas obras desde o início e fico feliz que elas tenham sido concretizadas em benefício de toda a comunidade”, afirmou.
Sobre a ETE Lontra, Olyntho lembra que esteve à frente da mobilização para que a estação fosse construída em um local afastado da cidade. “Nós lutamos para que este projeto fosse alterado, pois, inicialmente, a ideia era implantar a ETE Lontra no Nova Araguaína, ao lado do JK e de vários outros setores populosos da cidade. Depois de muitas reuniões, muita discussão e muita briga, nós conseguimos realocar a obra para uma região afastada, onde ela não traria incômodos, nem riscos para a saúde de nenhuma família araguainense”, destacou.
Já em relação às melhorias realizadas no Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara), Olyntho recorda que elas foram cobradas em várias oportunidades na Assembleia. “A revitalização do Daiara é uma demanda antiga e, como deputado, em várias oportunidades eu cobrei para que ela fosse executada. Graças à sensibilidade e à competência do governador Wanderlei Barbosa, o distrito, finalmente, está recebendo a infraestrutura a que faz jus. A pavimentação das vias internas e da estrada que dá acesso ao Daiara facilitará o escoamento da produção e tornará o Daiara mais atrativo para empresas que querem investir no Tocantins”, ressaltou.
ETE Lontra
Considerada uma das quatro maiores do país, a ETE Lontra custou cerca de R$ 190 milhões e é a primeira na região Norte do Brasil a usar a tecnologia holandesa NEREDA®️ de tratamento de esgoto, que permite, por meio da utilização da biomassa como fonte de energia, eliminar odores de forma sustentável, sem a aplicação de produtos químicos. Segundo a BRK, a estação tem capacidade para tratar 395 litros de esgoto por segundo e atender até 196 mil pessoas.
Daiara
Localizado às margens da BR-153, da Ferrovia Norte-Sul e a pouco mais de 100 quilômetros das divisas com os estados do Pará e Maranhão, o Distrito Agroindustrial de Araguaína conta com uma área de 4.111.604 m² e possui dezenas de empresas instaladas. Nesta quarta, como parte do plano de revitalização, foi entregue a pavimentação asfáltica, restauração e drenagem do trecho da TO-422 que liga a BR-153 ao Daiara, principal acesso ao local, e também das vias internas do distrito. O investimento foi na ordem de R$ 16,4 milhões.