Operários encontram cemitério antigo durante escavações de obra no TO
Trabalhadores encontraram um antigo cemitério durante escavações para a obra de um lava jato em Combinado, extremo sul do Tocantins. Duas urnas funerárias foram localizadas até o momento. Após a descoberta, em dezembro do ano passado, um morador avisou a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Tocantins.
De acordo com o órgão, a suspeita é de que os objetos pertençam a indígenas, já que os vasilhames eram usados pelos povos para sepultar os mortos.
O Iphan fez uma vistoria e cadastrou o local como sítio arqueológico. O superintendente Antônio Miranda, informou que a obra foi paralisada até que as urnas sejam retiradas.
“E provável que no local tenham outros objetos. A obra só poderá ser retomada após a verificação e os resgate dos artefatos.”
Ele informou também que em geral a responsabilidade pela retirada dos objetos é do proprietário do local, mas neste caso, em específico, o órgão vai enviar arqueólogos de Palmas para promover o resgate emergencial das urnas.
O objetivo é promover uma ação educativa e sensibilizar a comunidade quanto à importância da conservação dos objetos.
O resgate será feito de segunda-feira (25) a quarta (27). Só após a retirada e a realização de um estudo mais aprofundado, será possível dizer a qual povo as urnas pertencem.
Miranda ressaltou que o cidadão que encontrar artefatos antigos tem a obrigação de avisar ao órgão competente, caso contrário, pode responder por dano ao patrimônio.