Os 10 exames médicos mais importantes que as mulheres devem fazer anualmente
A maioria das mulheres só consulta um médico ou ginecologista quando sente que algo está mal na sua saúde. No entanto esta atitude não é a mais correcta. O melhor a fazer é prevenir-se, fazendo exames médicos regulares, pelo menos uma vez por ano.
As doenças que mais atacam as mulheres são o cancro da mama e o cancro do colo do útero, por isso, fazer uma mamografia e consultar um ginecologista pode ajudar na prevenção da doença.
O exame cardiovascular também é de extrema importância uma vez que, segundo alguns estudos, o número de enfartes nas mulheres tem vindo a aumentar nos últimos anos.
Ginecologista
No início da puberdade, o sistema reprodutivo da mulher sofre diversas modificações, pelo que, mesmo que ainda não tenha iniciado a sua vida sexual, deverá consultar um ginecologista a fim de perceber se essas modificações podem ser prejudiciais para a sua saúde.
É ainda importante ter em conta que todas as mulheres que já tiverem iniciado a sua vida sexual, devem reforçar a sua atenção fazendo exames com mais regularidade, pois estão mais expostas a infecções que podem afectar o colo do útero.
Mamografia
O primeiro exame deve ser feito aos 35 anos, para ajudar a identificar nódulos que possam potenciar o desenvolvimento de cancro.
Após o primeiro exame, a mamografia deve ser efectuada, pelo menos, uma vez por ano. No entanto, se existirem casos de cancro da mama na família, a mulher deverá efectuar este exame mais cedo e mais frequentemente.
Faça um auto-exame ao cancro da mama e saiba ainda como se prevenir e quais os principais sintomas.
Ultra-som transvaginal
Este exame permite detectar quistos nos ovários ou até tumores. O seu médico pode indicar-lhe que faça este exame, caso sejam detectados indícios destas anomalias e, por isso deve estar atenta aos principais sintomas estranhos do seu organismo.
Após a menopausa, este exame é quase obrigatório e deve ser feito com bastante frequência.
Densitometria óssea
Sabemos que a partir de uma certa idade, os nossos ossos começam a dar sinais de fraqueza e sensibilidade. A densimetria óssea pode ajudá-la a identificar e a prevenir a osteoporose. As mulheres com elevado risco desta doença, assim como as que estão na menopausa sem reposição de hormonas, devem realizar este exame com mais regularidade.
Conheça a grande importância da soja na sua alimentação bem como as ricas propriedades e benefícios do grão-de-bico.
Colposcopia
É ideal fazer este exame quando se inicia a vida sexual mas, na maioria das vezes, ele apenas é indicado quando existem resultados suspeitos no exame do Papanicolau.
O recomendado é que faça a colposcopia uma vez por ano, para que sejam detectadosferimentos na vagina, vulva ou no colo do útero.
Ultra-som mamário
Se tiver algum sintoma de dor na mama, por mais pequena que seja, consulte o seu médico. Certamente, ele irá indicar-lhe que faça o exame de ultra-som mamário, que permite identificarquistos e cancro da mama.
Hemograma
Este é, sem dúvida, um exame importante que se deve fazer com regularidade. Ele permite saber qual o funcionamento do seu corpo e das suas células e plaquetas. Além disso, o hemograma permite detectar inflamações, infecções e anemias.
Sorologia
As doenças sexualmente transmissíveis são, infelizmente, bastante comuns e, normalmente, os seus portadores não apresentam sintomas, levando-os a achar que não possuem qualquer doença deste tipo. Por este motivo, a sorologia é um exame de extrema importância que deve ser feito sempre que possível, mesmo que não seja diagnosticada qualquer doença.
Este exame permite detectar doenças como a hepatite, a sífilis ou o HIV.
Urocultura
As infecções urinárias afectam a maior parte das mulheres. Os seus sintomas são, normalmente, a dificuldade em urinar, ardor e incómodo. Por isso, se tiver algum destes sintomas, faça o exame de urocultura.
Este é um exame simples que poderá ajudá-la a detectar as infecções urinárias e a prevenir posteriores infecções vaginais.
Conheça dicas importantes de como prevenir e fazer o tratamento de infecções urinárias.
Electrocardiograma
O número de enfartes nas mulheres tem vindo a aumentar nos últimos anos. Se não existem pessoas na sua família com doenças cardiovasculares, é indicado que faça o primeiro electrocardiograma a partir dos 50 anos, com uma frequência anual. Por outro lado, se existem casos de doença na sua família, deverá fazer este exame o quanto antes e com regularidade.
As doenças cardiovasculares podem ter origem em diversos factores como o stress, o tabaco e as dietas desequilibradas.
(Dicas Caseiras)