Destaque

Outubro Rosa conscientiza mulheres de Araguaína contra o câncer

Divulgação

Para reforçar a conscientização da mulher na luta contra o câncer de mama, haverá palestra com o tema “Mulher consciente é mulher que se cuida”, no Hospital Regional de Araguaína, em alusão ao Movimento Outubro Rosa.

A enfermeira especialista em Oncologia pelo Inca – Instituto Nacional do Câncer, Maria Eduarda Araújo Mourão, ministrará a palestra no dia 31 de outubro, em dois horários diferentes às 9h e 15h, no auditório do hospital.

Na  segunda-feira, 29, foram distribuídos laços cor-de-rosa, símbolo da campanha.

O evento é organizado pela Direção Geral, Núcleo de Educação Permanente, Pastoral e Grupo de Trabalho de Humanização.

A organização acredita que está ação contribua para a conscientização de nossas servidoras sobre a importância da realização do auto-exame de mama e mamografia, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

Monumentos iluminados
Em outubro, as ações para a prevenção contra o câncer de mama são intensificadas. Iniciado nos Estados Unidos, o chamado “Outubro Rosa” já se tornou um movimento internacional. Hoje são pessoas, empresas e governos que lutam frente a esse mal.

O Governo do Estado, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, e com o apoio da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde apóiam o movimento “Outubro Rosa”. O Palácio Araguaia ganhou uma iluminação de cor rosa, na fonte e toda a área de cascata colocada pela Liga desde o dia 16 de outubro.

A campanha que tem como objetivo principal alertar as mulheres e sociedade em geral sobre a importância que o diagnostico precoce da doença pode evitar maiores transtornos, pois o câncer de mama é uma doença que apresenta no Brasil, 49 mil novos casos ao ano. O índice de mortes ocasionadas pelo problema ainda é muito alto.

Ascom Sesau/TO)