AraguaínaDestaque

Paciente que já desmaiou de dor é o primeiro a fazer cirurgia no HDT para retirada de vesícula

O paciente Welington Silva Alves inaugurou um novo serviço do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), ofertado à população, na tarde desta terça-feira (12).

O procedimento é denominado colecistectomia e trata-se de uma cirurgia indicada nos casos de inflamação da vesícula biliar, órgão que possui a função de auxiliar na digestão de gorduras.

O médico cirurgião Gabriel Nunes explica que a intervenção cirúrgica transcorreu tudo como esperado e o paciente segue aos cuidados da equipe multiprofissional com previsão de alta em 1 ou 2 dias.

“Este procedimento tem a capacidade de livrar os pacientes de dores que sentem por conta da famosa ‘pedra na vesícula’ e, portanto, vai beneficiar muito a população que muitas vezes esperam há muitos anos na fila para realizá-lo”, comentou.

Para o paciente que esperava há pelo menos 8 meses, essa cirurgia traz muita esperança de dias melhores. “Eu já cheguei a desmaiar de dor, por isso aguardava tanto esse momento para o restabelecimento da minha saúde. Até agora estou bastante satisfeito com o tratamento do hospital, dos médicos e dos outros profissionais, só tenho a agradecer”, disse.

De acordo com o superintendente do HDT-UFT, Antonio Oliveira, a realização dessa cirurgia é mais um marco importante na ampliação e diversificação do perfil assistencial do hospital, tão importante para os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), além de contribuir para a redução no tamanho das filas de pacientes aguardando por essa cirurgia pelo SUS.

Fonte: AF Noticias