Pacientes chegam a ficar sete horas esperando atendimento em UPA de Palmas
Pacientes enfrentaram longas filas para conseguir consultas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região sul de Palmas nesta quarta-feira (20). Em alguns casos, a espera chegou a mais de sete horas. A administração da unidade disse que a demora foi porque um dos médicos que estava na escala ficou doente e não foi trabalhar.
Com o desfalque na equipe, apenas pacientes considerados mais graves estavam recebendo socorro rapidamente. “Até agora eles não chamaram ninguém. Eu acho que é fim, só chamavam os amarelos. Fui na sala e o médico falou assim: enquanto tiver amarelo só vai chamar amarelo, não vai chamar verde”, disse a dona de causa Paula Silva, se referindo a classificação por cores que é feita na triagem dos pacientes.
Por volta das 16h, a UPA informou que tinha atendido 243 pessoas, sendo que durante todo o dia a média é de 500 atendimentos. No caso do montador Genival Gonçalves, a empera foi de sete horas. “Eram três e pouquinho quando fui atendido, cheguei aqui às 8h de um postinho da [Aureny] I que me transferiu para cá e estou aqui desde esta hora”.
Alguns pais que acompanhavam crianças ficaram revoltados com a situação. “Não é a toa que eu estou aqui não”, disse emocionada Rosália Castro.
A expectativa é que o atendimento seja normalizado com a mudança da escala dos profissionais.
Filas se formaram na UPA da região sul em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Fonte: G Tcantis