Pacientes e funcionários ficam com medo após hospitais públicos registraram furtos e assaltos
Os pacientes e funcionários de hospitais públicos do Tocantins estão preocupados e com medo por conta da falta de segurança nas unidades. É que nos últimos meses assaltos e furtos aconteceram nos espaços internos. Além disso dois casos de fuga de detentos que estavam em tratamento foram registrados. (Veja o vídeo)
Uma enfermeira que preferiu não se identificar foi uma das vítimas da falta de segurança. A motocicleta dela foi furtada de dentro do estacionamento do Hospital Geral de Palmas (HGP) neste final de semana. “Já tem bastante histórias de roubo de motos lá dentro. Pneu de carros que é levado. Tudo isso. De vez enquanto lá tem esse problema”, relatou.
Em maio deste ano, dois pneus do automóvel de uma servidora foram levados. Em abril uma enfermeira disse que foi vítima de bandidos enquanto dormia. Os casos também foram registrados no HGP.
“Eu fui abordada por um bandido por volta de 2h da manhã. Ele entrou enquanto eu estava dormindo, pegou o celular da minha mãe quando estava carregando e quando eu me assustei ele já estava saindo pela porta”, contou a funcionária.
A falta de segurança pode estar ligada com a facilidade para entrar na unidade. Apesar de haver uma guarita no principal acesso, o local fica trancado e sem guardas.
Em abril deste ano o Governo do Estado anunciou que haveria reforço permanente da Polícia Militar no HGP, mas enquanto a equipe da TV Anhanguera gravava a reportagem, nenhum policial ou segurança foi visto nas imediações do hospital.
Quem convive com o problema espera que providências sejam tomadas. “Um estacionamento privativo porque as vezes a gente nem tem o local para estacionar o veículo. Tem a maior dificuldade e quando deixa ainda acontece essas coisas”, reclamou a funcionária.
Pneus e veículos foram furtados do estacionamento do HGP — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Outros casos
A falta de segurança também é notada em unidades públicas do interior do Tocantins. Em setembro deste ano, Ismael Alves da Silva, de 25 anos, fugiu pela janela de um dos banheiros do Hospital Regional de Araguaína. Ele deu entrada na unidade após ser baleado durante uma tentativa de assalto a uma lanchonete. Depois de sair ele fugiu utilizado um mototáxi.
No dia 7 de julho, Cristiano Costa Mendes, de 32 anos, fugiu do Hospital de Doenças Tropicais pela janela. Ele estava internado para tratar de uma tuberculose e fez uma corda amarrando lençóis. Câmeras de segurança flagraram o momento em que ele corria pelas ruas da cidade.
O outro lado
A Secretaria de Estado da Saúde informou que desde abril firmou parceria com a Polícia Militar e com o serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Disse ainda que está contratando segurança armada patrimonial e começará os processos para monitoramento e vigilância eletrônica.
Fonte: G1 Tocantins