Palmas começa vacinação contra gripe nesta quarta-feira (14); veja onde receber as doses
A Prefeitura de Palmas começa nesta quarta-feira (14) a primeira fase da campanha de vacinação contra o vírus influenza, que causa a gripe. As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade, com exceção daqueles que são exclusivos para os atendimentos da Covid-19.
Não terão imunização as Unidades de Saúde da Família da Arno 61 (503 Norte), Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I, Arne 53 (406 Norte), (ASR-SE 75)(712 Sul), Arse 131 (1304 Sul) e José Lúcio, no Lago Sul.
É importante ressaltar que apenas as unidades que atendem a somente casos da Covid não vão vacinar. Aquelas que fazem atendimentos mistos, tanto de casos de coronavírus como demandas gerais, vacinam normalmente. Por esse motivo, na USF do Jardim Taquari e Walter Pereira Morato, em Taquaruçu, as doses serão aplicadas normalmente.
Nesta primeira etapa a vacinação é apenas para crianças com seis meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Esta etapa segue até o dia 10 de maio.
Como em alguns casos os grupos prioritários são os mesmos que os da Covid-19, a orientação da prefeitura é que seja priorizada a vacinação contra o coronavírus. Se a primeira ou segunda dose de algum imunizante contra a Covid já está marcada para os próximos dias, o paciente deve respeitar o intervalo de 14 dias para que assim possa tomar a vacina contra a influenza.
Nas próximas etapas da campanha da vacinação contra a gripe serão incluídos novos grupos prioritários. O calendário prevê As seguintes etapas.
- Segunda etapa (11 de maio a 8 de junho): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.
- Terceira etapa (9 de junho a 9 de julho): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A prefeitura informou que recebeu 11.270 doses da vacina contra a gripe. Os técnicos que farão as aplicações receberam orientação sobre os intervalos e a conferência dos cartões de vacinação dos envolvidos.
Fonte: G1 Tocantins