Estado

Para Ronaldo Dimas, a responsabilidade sobre o Programa Crédito Educativo é dupla, ou seja, das faculdades e município

Divulgação
Divulgação

De acordo com o prefeito, não há motivos para alvoroços por parte dos pais e acadêmicos das Instituições de Ensino Superior (IES). Dimas ainda chamou a atenção para a situação do Crédito Educativo, em termos financeiros, afirmando que as faculdades tinham consciência que estavam extrapolando os limites prudenciais do Programa, já que as bolsas são concedidas com base em um percentual de até 60% do ISS devido pelas instituições.

“São as faculdades que terão que decidir até que ponto irá essa discussão. Nós já  apresentamos nossa proposta. A bola está com elas agora. Temos que lembrar que a responsabilidade é dupla, ou seja, município e instituições. Tomamos uma decisão e estamos aguardando um posicionamento”, disse o prefeito.

Ainda segundo Ronaldo Dimas, caso as faculdades se posicionem de forma contrária à proposta de arcar com metade do valor da bolsa dos estudantes, o município irá convidar os pais para discutir outras soluções. “Vamos aguardar o posicionamento das instituições. Não há nada que se discutir neste exato momento. Tudo ainda é muito precipitado”, afirmou.

O prefeito disse ainda que espera resolver o problema o mais rápido possível. Dimas garantiu também que o município arcará com 30% do valor e esclareceu que as faculdades já financiam indiretamente parte da bolsa. “As faculdades já estão financiando indiretamente uma parte do Crédito Educativo”, citando os débitos do município de R$ 190.706,58 mil junto à Faculdade Católica e mais de R$ 1,93 milhão com o ITPAC, tudo referente ao Crédito Educativo.

Dimas afirmou que o município está trabalhando para garantir que os acadêmicos concluam o ensino superior, no entanto, o rumo das discussões será determinado de acordo com a resposta dada pelas faculdades. “Queremos garantir a conclusão dos cursos. Neste momento vamos esperar a decisão das faculdades para continuarmos as discussões”, finalizou.

(AF Notícias)