DestaqueEstado

Parque do Jalapão recebeu quase 54 mil turistas em 2023; veja as novas regras para visitação

O Parque Estadual do Jalapão (PEJ) registrou crescimento de 11% no número de visitantes durante 2023, em comparação ao ano anterior. Com 158 mil hectares concentrados no município de Mateiros, na região leste, o PEJ é patrimônio natural brasileiro.

Conforme levantamento da Gerência das Unidades de Conservação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o PEJ recebeu 53.966 visitantes ao longo de 2023, o que representa um incremento significativo de 6.095 visitantes em relação a 2022, cujo total de visitantes foi de 47.871.

Rodrigo Sávio, gerente das Unidades de Conservação do Naturatins, destaca a importância de equilibrar o turismo com a preservação do ecossistema. “Nosso compromisso é garantir que o fluxo de visitantes não comprometa a integridade do PEJ, uma área protegida com vasta biodiversidade“, afirma.

O encantamento dos visitantes é evidente, conforme depoimentos de turistas como Rosirene Gomes de Carvalho, de São Paulo, que descreve a experiência como “maravilhosa”. O local, conhecido pela beleza das dunas, serras e fervedouros, cativou também visitantes de longa data, como Alessandro Machado, jalapoeiro raiz e servidor do Naturatins.

Alessandro ressalta a importância das ações de preservação, destacando a colaboração da comunidade e os resultados positivos do MIF em 2023, com apenas duas ações de combate a incêndios florestais registradas na região.

Novas regras de visitação

Por meio da Instrução Normativa nº 010/2023 do Naturatins, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), as novas diretrizes para a visitação turística nos atrativos das Dunas e Serra do Espírito Santo foram regulamentadas e já estão em vigor.

O objetivo é normatizar o processo de visitação, abrangendo procedimentos de entrada e saída nos atrativos, manejo da visitação e a exigência de Guia de Turismo/Condutor Ambiental Local.

O agendamento para a entrada às Dunas e Serra do Espírito Santo requer a apresentação do voucher, disponível para emissão neste link. A entrada só é permitida com a presença de um Guia de Turismo ou Condutor Ambiental Local. Turistas particulares devem obter o voucher por meio de uma Associação Local ou Cooperativa Turística credenciada.

A quantidade máxima de visitantes diários está estabelecida em 500 pessoas para as Dunas e 250 pessoas para a Serra do Espírito Santo. Os horários de entrada variam entre 5h e 9h, e das 14h às 17h30 para as Dunas, e das 5h às 9h e das 14h às 16h para a Serra do Espírito Santo. O limite de permanência é até as 11h pela manhã e 18h30, à tarde.

Milhares de turistas do Brasil e exterior visitam o Jalapão anualmente

Fonte: AF Noticias