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Passados mais de quatro anos, obras do aeroporto de Araguaína ainda não terminaram

Divulgação
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Considerado uma das principais portas de chegada e saída de empresários que vêm conhecer ou investir na região, o aeroporto de Araguaína até agora ainda não teve suas obras concluídas. O atraso das obras dificulta a vinda de investimentos para o município.

Há 4 anos em obras, o aeroporto parece se arrastar na pista. A previsão era de que as obras ficassem prontas ainda em 2011, mas por enquanto, nada. Desde que começou a reforma e ampliação, em 2010, o aeroporto ficou fechado por algumas vezes, trazendo sérios prejuízos ao município e a investidores. Nos períodos em que o aeroporto ficou fechado, houve prejuízos e incômodo aos passageiros que tiveram que se deslocar para outras cidades, como Palmas e Imperatriz, no Maranhão.

Coma reforma, a pista tem hoje 1,4 mil metros, porte pequeno, mesmo assim é a segunda maior pista de aeroporto do Estado, perdendo apenas para a estrutura do Aeroporto de Palmas. De acordo com a administração do aeroporto, os recursos da reforma e ampliação custaram cerca de 10 milhões de reais, entre dinheiro do governo federal, do Estado e do município

Mola propulsora

Para que Araguaína seja mais conhecida lá fora como uma cidade aberta e pronta para receber importantes investimentos, é necessário terminar logo as obras do aeroporto, que é a mola propulsora do desenvolvimento. Com a entrega definitiva da obra, a cidade entra no mapa aeroviário brasileiro, e com certeza, será cada vez mais conhecida muito além da capital do boi gordo.

O que já foi feito

Desde 2010, foram reconstruídos toda pista de pouso e decolagem pista taxi e pátio de aviação comercial e construídos pista taxi paralela e um novo pátio de aviação geral, onde serão localizados os futuros hangares, reforma e ampliação do terminal de passageiros. A pista tem capacidade de atender hoje voos a cada 15 minuto.

O que ainda falta

Apesar de alguns avanços, ainda falta muito para que as obras cheguem ao fim. Dentre os serviços ainda para serem feitos, estão o aumento da pista taxi paralela, até duas cabeceira; ampliação da pista principal em mais 200 metros; aumento do terminal de passageiros; construção do segundo sistema de balizamento noturno e estacionamento na frente do terminal para mais de 900 vagas; implantação de sistemas de navegação aérea, como torre de controle, dentre outros serviços.

Fiscalização da ANAC

Depois de concluído, o aeroporto de Araguaína tem de passar pela fiscalização periódica da Agência Nacional de Aviação Civil- a ANAC. A fiscalização é necessária, pois só assim, o aeroporto deverá entrar para o rol das principais rotas nacionais das grandes aeronaves,

Companhias que operam no aeroporto

De acordo a direção do aeroporto, atualmente o terminal opera com 3 companhias aéreas, a Sete, Trip (Azul) e Passaredo. Por mês, embarcam e desembarcam no aeroporto cerca de 5.568 passageiros.

Novas companhias aéreas

Com o término das obras, espera-se que outras companhias aéreas, inclusive Gol ou Tam, passem a operar no município com voos diários, o que diminuiria o preço das passagens, além da rapidez e facilidade para se chegar aos grandes centros do país.

Normas de acessibilidade

Também, quando estiver pronto, o aeroporto cumprirá as Normas de Acessibilidade (Lei 9050) com banheiros com acessibilidade para deficientes, saguão com boxs, sala de espera, embarque com sanitários masculino e feminino, uma sala de desembarque, área para lanchonete e café com cozinha, e uma área administrativa que vai abrigar recepção, sala de administração, sala de controle e um depósito.

(Portal O Norte)