DestaqueEstado

Período de estiagem exige que medidas de racionalização da água sejam tomadas

O período de estiagem já chegou em algumas regiões do Brasil, e com ele já se ouve falar na necessidade de mudanças diárias na rotina para economizar água, porém, a situação demanda ações mais decisivas. O Tocantins, possui períodos chuvosos e de estiagem bem determinados, em que as chuvas ocorrem entre outubro e abril. A seca prevalece durante o restante do ano, com altas temperaturas e índices pluviométricos quase zerados.

Em 2021, o Instituto Trata Brasil divulgou o estudo “Perdas de água potável (2021, ano base 2019): Desafios para a disponibilidade hídrica e ao avanço da eficiência do saneamento básico”. Conforme a publicação, a Região Norte é responsável pelos piores índices de saneamento no Brasil e, além disso, concentra o maior índice de perda de água nos sistemas de distribuição, cerca de 55,2%, ou seja, mais da metade da água potável produzida.

Outra pesquisa divulgada pelo Monitor de Secas do Brasil, revela que no Estado, entre julho e agosto de 2021, houve avanço da área com seca grave, chegando a 31% do território tocantinense durante o período de estiagem. Pensando em conscientizar sobre o consumo de água neste período, a Buriti Empreendimentos lançou uma campanha com o objetivo de abordar sobre a importância de evitar o desperdício e aderir o consumo consciente.

Para o diretor da Buriti Empreendimentos, Pablo Castelhano, a campanha é indispensável para a conscientização de todos. “É inevitável que no período de estiagem aumente o consumo de água, por conta do calor intenso. Acontece que esse aumento não pode vir acompanhado do uso inadequado, causando o desperdício e consequentemente a falta de água. Acredito que a campanha, além de conscientizar e ajudar o meio ambiente, pode trazer resultados positivos nas contas do final de mês”, pontuou.

Dicas para economizar e não faltar:
1- Tome banhos rápidos
2- Escove os dentes com a torneira desligada
3- Desligue a torneira ao ensaboar as louças
4- Faça manutenção nos encanamentos
5- Conserte torneiras e descargas com defeitos
6- Mantenha as piscinas cobertas
7- Evite regar plantas com mangueiras
8- Lave o carro apenas com um balde de água
9- Utilize vassouras para limpar as calçadas
10- Sempre que possível, reaproveite a água das chuvas e da máquina de lavar.

 

Fonte: Precisa Assessoria