Estado

Polícia apreende veículos roubados e clonados em pátio do Detran no TO

foto_30A polícia apreendeu 30 veículos entre carros e motocicletas que estavam guardados em um pátio que é de responsabilidade do Detran, em Palmas. A suspeita é de que os automóveis estavam sendo liberados a supostos proprietários de forma irregular. Os veículos eram roubados e clonados e foram apreendidos na capital pela Polícia Militar por causa de infrações de trânsito. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), nesta quarta-feira (3).

Segundo o órgão, a apreensão foi feita durante a operação ‘Limpa Pátio’, que começou quando uma motocicleta foi devolvida irregularmente a um homem que se identificou como o proprietário. Ele chegou a pagar as taxas devidas para a liberação do veículo, que tratava-se na verdade e uma motocicleta ‘dublê’. O bem foi apreendido porque o condutor não portava a carteira de habilitação no momento em que foi abordado pelos policiais militares.

Alguns veículos estavam até marcados para serem leiloados (Foto: Divulgação/SSP-TO)
Alguns veículos estavam até marcados para serem
leiloados (Foto: Divulgação/SSP-TO)

A partir dessas informações, policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores fizeram um ‘pente fino’ na última segunda-feira (1º), no pátio do Detran e localizaram 28 motocicletas e dois carros, que foram roubados ou furtados. No local, de acordo com a SSP, estavam guardados mais de 400 veículos.

Os automóveis apreendidos seriam devolvidos aos supostos proprietários ou leiloados sem sequer passar por uma vistoria. Conforme as informações, devido a falta de conhecimento técnico dos funcionários do pátio contratado pelo Detran, em checar produtos de origem criminosa, eles faziam as devoluções de alguns veículos clonados a pessoas que se apresentavam como proprietárias e que depois de regularizar as pendências junto ao Detran, levavam os automóveis sem levantar suspeitas. Na verdade, essas pessoas haviam furtado ou receptado os bens.

Segundo a SSP, os 30 veículos apreendidos vão passar pela perícia oficial do Estado, a fim de constatar as adulterações e, logo após serão devolvidos aos verdadeiros proprietários. O órgão informou que a operação ‘Limpa Pátio’ deve continuar nos próximos dias. Conforme a SSP, será feita a vistoria em veículos que estão apreendidos no pátio da Prefeitura de Palmas, em delegacias e quartéis da PM na capital e no interior do estado, onde existam veículos armazenados.

(G1)